Quem é Doechii, rapper de ascensão meteórica que levou estatueta no Grammy

0
Quem é Doechii, rapper de ascensão meteórica que levou estatueta no Grammy

A rapper Doechii, de 26 anos, venceu o Grammy na categoria “Melhor Álbum de Rap” do Grammy 2025.
A cerimônia mais importante da indústria fonográfica aconteceu na noite do dia 02/02, em Los Angeles, na Califórnia.
Ela conquistou a estatueta, representada por um gramofone, pelo álbum “Alligator Bites Never Heal”. Entre os seus concorrentes na categoria esteve o rapper Eminem e ela foi a única mulher na disputa nesse segmento.
A artista, que teve ascensão meteórica em 2024, concorreu ainda em outras duas categorias. Uma delas foi em “Melhor Performance de Rap” pela faixa “Nissan Altima”. O vencedor foi Kendrick Lamar por “Not Like Us”.
Doechii também concorreu como “Artista Revelação”, mas a estatueta foi entregue à cantora Chappel Roan (foto), um fenômeno do pop, assim como Sabrina Carpenter, outra que disputou a premiação.
Doechii é apenas a terceira mulher a vencer o Grammy na categoria. Antes dela, Lauryn Hill (em 1997 por “The Score”) e Cardi B. (em 2019 por “Invasion of Privacy”) foram laureadas.
“Coloquei meu coração e alma nessa mixtape. Abri minha vida, passei por tanta coisa… Eu me dediquei para a sobriedade e Deus me disse que isso seria recompensado”, declarou Doechii ao receber o prêmio.
“Eu sei que tem alguma garota negra por aí, tantas mulheres negras por aí, que estão me assistindo e eu posso dizer para vocês: qualquer coisa é possível”, completou.
“Alligator Bites Never Heal” é considerado uma mixtape, formato que está mais para uma compilação de músicas que o conceito clássico de álbum.
A rapper e compositora nasceu no dia 14 de agosto de 1998 em Tampa, na Flórida. Seu nome de batismo Jaylah J’mya Jickmon.
Na juventude, ela fez atividades artísticas diversas, como sapateado, teatro e ginástica, além de ter cantado em corais.
No ano de 2020, Doechii lançou “On the Places You’ll Go”, o primeiro EP de sua carreira, iniciando as produções independentes.
No ano seguinte, uma faixa do mesmo EP, “Yucky Blucky Fruticake”, viralizou no TikTok, o que colocou seu nome em um novo patamar.
Em 2022, ela lançou seu segundo EP, “She/Her/Blacj Bitch”. A faixa “What It Is (Block Boy)” teve mais de 600 milhões de reproduções nas plataformas de áudio e apareceu no Hot 100 da Billboard.
No ano seguinte, ela foi premiada no Billboard Women in Music como artista em ascensão.
Em sua curta trajetória ela já fez parcerias bem sucedidas, como no álbum mais recente de Tyler, e abriu shows de Beyoncé, a recordista em premiações do Grammy.
“Alligator Bites Never Heal” possui faixas que bateram marcas no Spotify, como “Denial is a River”, que ultrapassou as 76 milhões de reproduções.
Neste ano, Doechii já lançou uma música nova. Trata-se de “Nosebleeds”, que tem na capa um troféu do Grammy.

Fonte: gente.ig.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui