A revitalização foi realizada com mão de obra voluntária dos próprios membros da Banda, que foram homenageados durante a solenidade, que contou com a presença da prefeita Adriane Lopes. O chefe da Divisão e regente da Banda, Kleber Furst, falou da importância do espaço revitalizado para o dia a dia dos músicos e do papel que a música exerce na aproximação do efetivo com a população.
“Mantemos uma rotina diária de estudos voltados à preparação de repertórios. Ter um ambiente e uma estrutura que ofereça condições apropriadas é fundamental para a evolução dos músicos e do trabalho como um todo. A música é uma linguagem universal, ela aproxima as pessoas, quebra barreiras e estabelece conexões”, destacou o GCM Kleber.
Atualmente, a Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana é composta por 28 integrantes. Somente no mês de agosto, realizaram 33 apresentações nos mais diversos eventos, com o objetivo de desenvolver, promover e participar de projetos, ações e programas, em especial para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como incentivar e promover a formação de novos Guardas Municipais Músicos, como meio de continuidade de suas atividades.
“Quando ouvimos a banda da Guarda, o coração da gente se enche de alegria. A música tem esse poder, é um agente transformador e podemos ver o quanto chama atenção através dos olhares maravilhados do público em cada uma das apresentações. Fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso. Seguiremos trabalhando para que os servidores da Guarda Civil Metropolitana e de todos os outros setores do município tenham melhores qualidades de trabalho e a valorização por parte da administração municipal”, disse a prefeita Adriane Lopes.
Há dez anos na banda, o trombonista Giovane falou do convívio entre os integrantes e a base sólida que o grupo tem desde sua formação.
“Cerca de 80% dos músicos estão na banda desde o início e esse convívio é muito importante, nos tornamos uma família, essa base da divisão é a nossa segunda casa e tê-la revitalizada nos traz um conforto e sentimento de valorização do nosso trabalho. Aqui estamos sempre nos ajudando, tanto nas questões que envolvem a música, quanto em questões pessoais, familiares, esse suporte é fundamental para que o projeto mantenha a mesma base por tanto tempo”, ponderou o GCM Giovane.
“É uma imensa alegria para nossa comunidade, que tem o prazer de acompanhar as atividades da divisão de música, aqui no Parque Ayrton Senna. Essa revitalização é uma melhoria para a banda, mas que repercute em toda a comunidade”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho – Setor 3, Jaílson Naban.
O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, exaltou o comprometimento da atual gestão na valorização do servidor e garantia de melhores condições de trabalho.
“Um ambiente agradável nos estimula a ser mais produtivos e, consequentemente, realizar melhores entregas à população. A Prefeitura está revitalizando todas as gerências da Guarda Civil Metropolitana. Esta unidade desde a entrega, há quatro anos, não tinha recebido nenhum tipo de manutenção, agora está novinha, oferecendo mais conforto aos nossos músicos no desempenho de suas funções”.
Formação da Banda
O projeto da Banda de Música surgiu no ano de 2011, pela iniciativa de um Guarda Civil Metropolitano que realizou um levantamento sobre possíveis GCMs músicos que tivessem interesse em participar. A banda, então, começou com 12 integrantes que se organizavam nos períodos de folgas após completarem suas escalas de serviço, para realizar os ensaios, os quais não eram realizados com regularidade, pois os dias de folga nem sempre caiam na mesma data.
Os ensaios naquela época eram realizados em um prédio emprestado por outra instituição. Depois desse espaço emprestado, A Banda de Música realizou seus ensaios em diversos locais, tais como o piso superior da antiga rodoviária, na sede da Secretaria, à época instalada no Bairro Aero Rancho e depois no Nova Bahia, bem como na quadra e campo de bocha do Horto Florestal. A primeira apresentação aconteceu no dia 02 de maio de 2011, na antiga rodoviária onde antes funcionava o Comando da Guarda Municipal.
Em 23 de janeiro de 2014 foi publicado o Decreto 12.626, criando oficialmente a Banda de Música da Guarda Municipal de Campo Grande, com sua finalidade, objetivos e posição na estrutura operacional. Foi estipulada também como data de aniversário da Banda de Música comemorada no dia 03 de maio. O decreto posteriormente foi alterado e reordenado pelo decreto n. 14.808 de 21 de julho de 2021.
Já em 23 de janeiro de 2014 foi publicado o decreto n. 12.263, aprovando o Regimento Interno da Banda de Música, com sua constituição, finalidade, competência, função de regente, componentes da Banda e as disposições legais. No mesmo dia, pelo decreto n.12.264 de 23 de janeiro de 2014, foi publicada a Canção da Guarda Municipal.
Em 05 de junho de 2017, por meio da Resolução nº 61 e um curso feito na UFMS validando sua atividade, os integrantes da Banda passaram a cumprir expediente exclusivamente voltado às atividades realizadas pela Banda de Música.