Secretário de obras de Terenos é preso em operação que desmantela esquema de fraudes em licitações

0

Na manhã desta terça-feira (13), o Gaeco e o Gecoc cumpriram um mandado de prisão contra Isaac Cardoso Bisneto, secretário de obras de Terenos, no âmbito da Operação Velatus. A operação investiga um esquema criminoso de desvio de verbas públicas através de fraudes em licitações.

Durante a ação, Hander Luiz Corrêa Groti Chaves, de 42 anos, empreiteiro, também foi preso por posse ilegal de arma de fogo, após ser flagrado tentando esconder uma arma em sua residência, localizada no bairro Bodoquena, em Terenos.

Além disso, uma terceira pessoa, de 55 anos, foi detida em flagrante por obstruir a execução do mandado de busca e apreensão, escondendo celulares e um notebook no telhado de sua casa. Ele foi autuado por atrapalhar as investigações de uma infração penal que envolvia uma organização criminosa. Na residência, foram apreendidos um iPhone 13, um iPhone 14 Pro Max e um notebook Acer.

O indivíduo tentou justificar a ausência dos aparelhos alegando que havia perdido o celular em uma fazenda no dia anterior à operação. A mulher que estava na residência, possivelmente sua esposa, afirmou que seu celular havia sido extraviado.

A Operação Velatus, conduzida pelo Ministério Público Estadual, visa desmantelar um esquema de corrupção que envolve fraudes em licitações na prefeitura de Terenos. A ação conta com o apoio do Gaeco e da 1ª Promotoria de Justiça de Terenos.

Conforme as investigações, o grupo criminoso, que inclui servidores públicos municipais, utilizava empresas já existentes e criava novas, sem experiência, estrutura ou capacidade financeira, para participar de licitações fraudulentas.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, São Paulo, resultando na prisão de uma pessoa na capital