Semana inicia com chuvas e possíveis tempestades em MS

0

A previsão do tempo desta segunda-feira (23) indica pancadas de chuva e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, em Mato Grosso do Sul, com destaque para as regiões Centro-Leste e Nordeste do Estado.

Segundo a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, a explicação está em uma conjunção de fatores.

“As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a disponibilidade de umidade, deslocamento de cavados e avanço de uma frente fria oceânica, além da atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que favorece a formação de nuvens e chuvas”, explicou.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande, a previsão é de um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas e os termômetros devem marcar de 22°C a 32°C.

O cavado é o nome que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.