Semed oferece formação continuada para assistentes educacionais inclusivos

0
56
Semed oferece formação continuada para assistentes educacionais inclusivos

Campo Grande, 28/07/2023 às 16:30

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofereceu nesta semana a formação continuada para cerca de 400 profissionais da educação especial e inclusiva para assistentes educacionais inclusivos, com tema legislação, ética, transtorno do espectro do autismo (TEA), vínculo, paralisia cerebral (PC) e deficiência intelectual (DI).

A formação aconteceu entre os dias 21 e 27 de julho, nas escolas municipais Professor Licurgo de Oliveira Bastos, Professora Iracema Maria Vicente e Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista.

Para Fátima do Carmo Costa, assistente que atua na Escola Municipal Wilson Taveira Rosalino desde 2018 na educação inclusiva, os estudos contribuem para o desenvolvimento dos alunos e também dos profissionais da educação. “Hoje mesmo eu me surpreendi, desde 2018, fui em diversas formações, porém, sempre ouvia coisas parecidas, só que hoje tivemos palestras pontuais naquilo que precisamos, foi o que nos trouxe um norte em nossa área de atuação”, afirmou.

A servidora Idivânia Acosta, que atua na Escola Municipal João Nepomuceno, pontuou que a demanda do público especial é contínua e o preparo é fundamental. “Temos que buscar conhecimento, pois apesar dos mesmos laudos, cada aluno tem sua especificidade, cada aluno precisa de uma forma diferente de trabalhar”, finalizou.

Segundo a organização, o objetivo é oferecer subsídios para o atendimento educacional especializado que oportunizem um desenvolvimento satisfatório das habilidades dos educandos.

Vera Lúcia Gomes, chefe da Divisão de Educação Especial da Semed, disse que a formação tem sua importância para que os profissionais possam estar sempre em desenvolvimento. “A formação continuada na área da educação especial refere-se ao investimento contínuo de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o aprimoramento do exercício profissional”, frisou.

O Secretário Municipal de Educação Lucas Henrique Bitencourt, ressaltou que a formação é essencial para que os profissionais estejam preparados para atuarem com as demandas e desafios e assim, é possível promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade atendendo as necessidades de cada aluno.

“A Semed busca trazer uma sequência na educação inclusiva, para que os profissionais das escolas possam trazer cada dia mais a inclusão, baseada em estudos e nas práticas junto aos alunos”, conclui.

Fonte: CGNotícias