Com o objetivo de preparar a população para o mercado de trabalho e preencher mais de 10 mil vagas disponíveis em diversas áreas, o programa Pronto Pro Trabalho será lançado oficialmente no dia 29 de maio, na Câmara Municipal de Campo Grande. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Casa de Leis, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), oferecerá capacitação gratuita em setores como construção civil, alimentos e bebidas, setor automotivo, manutenção e logística.
LEIA TAMBÉM: Senai e indústrias de celulose selecionam interessados em participar de curso com bolsa de R$ 1 mil
Antecipando o lançamento, os vereadores realizaram, nesta terça-feira (14), uma visita técnica à unidade do Senai em Campo Grande. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e os cursos que serão disponibilizados por meio do programa. Durante a visita, os parlamentares percorreram laboratórios e salas de aula simuladas, reforçando a importância de alinhar políticas públicas de qualificação profissional às demandas do mercado.
O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy, afirmou que o programa representa uma nova forma de atuação do Legislativo, voltada à transformação social. “Estamos estruturando algo para o futuro. É uma nova percepção sobre o nosso papel no atendimento à população por meio da geração de valor”, destacou.
O diretor regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, enfatizou a relevância do programa para o setor produtivo. “É um prazer proporcionar mais de 10 mil vagas à população de Campo Grande. A proposta é qualificar na prática e preencher vagas que já estão disponíveis no mercado, seja na indústria, no meio rural ou no comércio”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Inscreva-se: Senai oferece 1.640 vagas para cursos técnicos em Mato Grosso do Sul
Participaram da visita os vereadores Otávio Trad, Herculano Borges, Leinha, Wilson Lands, Maicon Nogueira, Ronilço Guerreiro, além do presidente Papy e chefes de gabinete. A presença do grupo reforçou o apoio coletivo à iniciativa, que deverá contar com o envolvimento direto dos parlamentares na mobilização da população.
Segundo Papy, a ferramenta de capacitação estará disponível para todos os mandatos parlamentares, aproximando os serviços legislativos da população. “A população precisa saber que pode procurar qualquer um dos 29 vereadores. Estaremos prontos para atender essas demandas e encaminhar para as oportunidades oferecidas”, concluiu.
Mangialardo também ressaltou o papel dos vereadores como multiplicadores da proposta. “Os parlamentares são parceiros fundamentais para que a população tenha acesso às capacitações. Essa rede de apoio faz toda a diferença”, finalizou.