A SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS) apresentaram desempenho satisfatório dentro do cumprimento das metas acordadas no Contrato de Gestão, do primeiro trimestre de 2025.
LEIA TAMBÉM: Conscientização sobre saúde única mobiliza estudantes e população rural em ação da SES
Os dados foram apresentados durante reunião de monitoramento realizada na última terça-feira (15), com a equipe da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo).
Conforme o balanço preliminar, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Funsau mantêm, em conjunto, 19 projetos com execução média de 25%, em 31 entregas realizadas e sem nenhum projeto cancelado.
ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!
Dentro da proposta estão projetos ligados a Atenção Primária à Saúde como a Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil, Projeto Navio, Distribuição de Métodos contraceptivos de Longa Duração e Acessíveis às Mulheres de Vulnerabilidade Social.
Também se destaca a qualificação por meio de capacitação de profissionais de saúde em diversas frentes da área da Saúde, implantação de projetos voltados à Saúde Digital como por exemplo, as teleinterconsultas especializadas e a consolidação da Plataforma e-VISITA.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, as metas do Contrato de Gestão representam a oportunidade de oferecer maior qualidade nos serviços prestados a toda população sul-mato-grossense.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
“Quero destacar o desenvolvimento dos projetos elencados, mas principalmente, com o grau de maturidade com que a equipe vem se dedicando aos contratos de gestão. Nesses dois anos e meio à frente da Secretaria, é notório esse crescimento, o amadurecimento da equipe. Com certeza o que nós vamos fazer a cada ano é construir contratos de gestão cada vez mais desafiadores, para que a gente possa alavancar as entregas da Secretaria de Estado de Saúde à população”, enfatiza o secretário.

Segundo o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, em linhas gerais, a Secretaria de Estado de Saúde está executando as metas do Contrato de Gestão dentro do previsto pela Segem.
LEIA TAMBÉM: Drive-thru da SES ultrapassa 7 mil doses aplicadas e segue com plantão até quinta-feira
“A SES demonstra seu compromisso ao priorizar e concretizar 31 entregas significativas neste ano. Com um investimento superior a R$ 400 milhões neste período, a secretaria demonstra a magnitude do esforço em curso para impulsionar melhorias concretas na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Este volume expressivo de ações, aliado a um planejamento estratégico focado na regionalização e em outras áreas da saúde pública, promete fazer uma diferença substancial na vida dos cidadãos”, destaca Thaner.
Contrato de Gestão
Os contratos de gestão são instrumentos firmados anualmente entre o governador e o secretário de cada pasta para garantir o cumprimento de metas e indicadores. Esses indicadores são alinhados com PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
O principal objetivo é garantir a execução do que foi pactuado. Os contratos de gestão definem as metas de cada secretaria para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.
Desenvolvido desde 2015 no Estado, o programa é sinônimo de sucesso e reconhecimento nacional, e venceu o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria ‘Destaque Boas Práticas’.
Helton Davis, Comunicação SES
Foto: Helton Davis