A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na segunda-feira, dia 10, às 19 horas, Sessão Solene de Outorga da “Medalha Legislativa São Carlo Acutis”, concedida a pessoas que se destacarem pela dedicação ou contribuição à Juventude Católica.
A solenidade foi proposta pelo vereador André Salineiro, sendo instituída pela Resolução 1.425/25, com alterações pela Resolução 1.430/25. Conforme a proposta, “o reconhecimento do protagonismo juvenil na Igreja merece ser enfatizado, pois, ao homenagear jovens que servem com dedicação em suas comunidades, seja em pastorais, movimentos, iniciativas sociais ou evangelização a medalha valoriza e fortalece o papel ativo da juventude na missão da Igreja”.
A alteração na Resolução possibilitou que a homenagem poderá, excepcionalmente, ser concedida a pessoas que, embora não se enquadrem na condição de jovens, tenham se destacado por sua dedicação, incentivo ou relevante contribuição às causas da juventude e à formação cristã de jovens no âmbito da Igreja Católica.
Homenagem – Carlo Acutis foi um jovem italiano nascido em 1991, conhecido por sua profunda fé católica e por usar a internet para evangelizar. Ele faleceu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia. foi em Campo Grande que aconteceu a cura que o levou à beatificação. O protagonista da cura milagrosa é Matheus Lins Vianna, hoje com 15 anos. Diagnosticado na infância com uma grave condição no pâncreas (pâncreas anular), Matheus não conseguia se alimentar e apresentava vômitos constantes. Contudo, após intensas orações da família e um toque espontâneo em uma relíquia de Carlo Acutis durante uma celebração, o menino foi curado de forma inexplicável, como atestado por exames médicos posteriores. Carlo Acutis foi beatificado em 2020 e canonizado pelo Papa Leão XIV em 7 de setembro de 2025, tornando-se o primeiro santo da geração “millennial”.
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal







