Na noite de quarta-feira, 15 de outubro, quando foi celebrado o Dia do Professor, a Câmara Municipal de Campo Grande promoveu solenidade para reconhecer o trabalho de Profissionais da Educação básica e do ensino superior. Os homenageados receberam a Medalha Legislativa “Marisa Serrano do Mérito Educativo Campo-grandense”.
A solenidade foi proposta pelo vereador Professor Juari, presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Casa de Leis. A homenagem foi instituída pela Resolução n. 1.098/09, para os profissionais da educação que tenham se destacado na sua área de atuação, seja na sala de aula, na gestão, no planejamento, na inspeção, na supervisão ou na orientação educacional.
O vereador Professor Juari ressaltou que “os professores são como a base, a fundação de um edifício majestoso, invisível aos olhos, mas que sustenta toda estrutura que se ergue acima”. Ele acrescentou que os professores atuam incansavelmente na garantia de direitos das crianças e jovens. “Mais que uma profissão, é uma missão que, muitas vezes, é árdua, cheia de lutas, por melhores salários, por melhores condições de trabalho. O futuro da nossa cidade e da nossa nação está nas mãos de cada um que compartilha esse espaço hoje”.
A Sessão Solene, conforme declarou o vereador Professor Juari, é um convite ao empoderamento, “com a certeza que unidos podemos trilhar o caminho para transformação da sociedade pela valorização da nossa profissão”. Ele ressaltou ainda seu compromisso de liderar a pauta de valorização dos professores e ser a voz que clama por educação de qualidade para todos.
Em nome dos homenageados, Alex Barbosa de Lima ressaltou o papel da profissão, “de desenvolvimento do ser humano, que é acompanhado da educação infantil até a universidade, nos diferentes níveis”. Ele acrescentou que cada educador homenageado carrega histórias de superação, amor ao ensino e fé na capacidade humana de aprender e crescer. “Hoje celebramos não apenas a trajetória individual, mas o legado coletivo de dedicação, sensibilidade e compromisso com a educação”, disse, ao acrescentar que a Medalha é mais que reconhecimento, é símbolo da força transformadora que cada professor representa em nossa sociedade.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, enfatizou que “todas as profissões começam pela base que é o professor”, os quais atuam para uma sociedade melhor, mais inclusiva, com alunos mais pensantes e críticos para a sociedade. Ele ressaltou ainda que o poder transformador, que motiva os professores.
“Ensinar é um exercício de imortalidade”. A frase do escritor Rubem Alves foi lembrada por Márcia Proescholdt Wilhelms, coordenadora de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação, para ressaltar que, de alguma forma, os professores continuam a viver nos olhos daqueles que conseguem ver o mundo pela magia das palavras daquele que ensina, do educador. “Nem temos como imaginar a imensidão da nossa responsabilidade como professores, do alcance que ela tem”, disse.
Já Keli Fabrícia Pereira Nogueira, do Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos, recordou o poema de Taís Romero, para falar do legado deixado pelos docentes na vida de cada pessoa. “O professor sempre fica”, disse, em referência aos ensinamentos que marcam cada aluno.
Marisa Serrano – A homenagem leva o nome de Marisa Serrano, formada em Letras e Pedagogia. Ela foi professora e diretora de escolas municipais de Campo Grande, secretária estadual de Educação. Também foi vereadora, deputada federal, vice-prefeita de Campo Grande e senadora. Marisa Serrano foi ainda conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
O deputado estadual Rinaldo Modesto, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, recordou que a história da educação em Campo Grande confunde-se com a história de vida de Marisa Serrano. “É uma mulher forte, que por onde passou deixou legado”, enfatizou ao recordar o trabalho de Marisa Serrano na política, mas principalmente pela educação. “Essa é a profissão de todos as profissões, todos passam por ela. É um sacerdócio, uma missão de libertar as pessoas da escuridão cultural e dar formação, criando homens e mulheres responsáveis para mudar nossa nação”.
Confira abaixo a relação de homenageados:
ANA PORTELA – FERNANDA GARCIA MOURA e MARTA MARIA DE SOUZA ANTUNES
BETO AVELAR – FÁTIMA CORREIA DE ARAÚJO e YARA CARDOSO DE ALMEIDA LIMA
CARLÃO – ALEX DA COSTA MENDES e CLÁUDIA VILELA
CLODOILSON PIRES – PATRICIA DA SILVA ESPINOLA e MONIQUE EVENY DESIDÉRIO NUNES DA SILVA
DR. JAMAL – ANA FLAVIA ALEXANDRE e SÂMIA MAQUINÉ HAUACHE
DR. LÍVIO – ANELITA AMANCIO DE SOUZA e ELAINE CRISTINA FERREIRA
DR. VICTOR ROCHA – CLAUDIA EMILIA LANG e MARLUCI BRASIL DE CASTRO
EPAMINONDAS NETO, PAPY – CAMILA CELESTE BRANDÃO FERREIRA ÍTAVO e ISA MARIA FORMAGGIO MARQUES GUERINI
FÁBIO ROCHA – MARIA DE FÁTIMA ROCHA BIANCHI e THIELY GARCIA PERALTA
HERCULANO BORGES – KAREN FERREIRA MIRANDA e PAMELA FERNANDA NUNES ROMERO
JEAN FERREIRA – HENRY ALVES GUIMARÃES DE SOUZA SANTOS e SÉRGIO CAMPOS CACHO
JUNIOR CORINGA – DABIANA ALVES BARCELOS e VANESCA FERREIRA LIMA
LANDMARK – ALETÉIA INÁCIA BATISTELLA FEITOZA e VICENTE MOTA DE SOUZA LIMA
LEINHA – INDAJAIA CARLOS PIRES e RAFAEL DA SILVA LIMA
LUIZA RIBEIRO – ROSELAINE CORRÊA DE LIMA e VANESSA CORRÊA GAMA
MAICON NOGUEIRA – ALEXANDRE GUILHERME PAES GOICOCHEA e KARINA DE ALCANTARA ROCHA TEIXEIRA
MARQUINHOS TRAD – RUTH REIS PAZ TOESCA e TATIANE MARANHÃO FRANCO
OTÁVIO TRAD – FABI DINIZ DE QUEIRÓZ PILATE e VITORIA CESCONETTO DALBERTO
PROF. RIVERTON – ALFREDO ANASTÁCIO NETO e ROSIANE MODESTO DE OLIVEIRA
RAFAEL TAVARES – ILVA COSTA MALPICI DA SILVA e MARIANA RIBEIRO DA CRUZ
RONILÇO GUERREIRO – EDNA CELIA BARBOSA ROQUE DE SOUZA e MÁRCIA SEBASTIANA FERNANDES XAVIER
SILVIO PITU – FRANCIELEM DA SILVA MOREIRA RIBAS e FRANCIELLY BORGES RIBEIRO SOARES
VET. FRANCISCO – ALEXANDRE DE OLIVEIRA BEZERRA e BENITO CRISTALDO
WILSON LANDS – EVELIN SOCORRO TOMICHA FONSECA GODOENG, DORALICE VIRGEM DO ROSÁRIO, HUGO AUGUSTO TURAÇA LEANDRO, ROSA FERREIRA DOS SANTOS e BERNARDINA PAES DE SOUZA DE OLIVEIRA
PROF. JUARI – ADRIANO CÉSAR AUGUSTO RAMIRES DOS SANTOS, ALEX BARBOSA DE LIMA, CLEIDEVANA MARIA SOCORRO OLIVEIRA CHAGAS, GISELE ALVES ZUZA DE CASTRO, MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO, MARIA ELISA VILAMAIOR, MOACIR PEREIRA CASTRO, PATRICIA NATALIA GOETTENS MATOS, ODAIR DOS SANTOS CORREIA e RAIMUNDA NONATO MOTA MARQUES
Fotos Izaias Medeiros
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal