A senadora Soraya Thronicke divulgou nota de esclarecimento nesta sexta-feira (14) sobre as acusações envolvendo supostas extorsões e pagamento de propinas nos bastidores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets. Ela afirmou que recebeu denúncias preocupantes sobre o envolvimento de parlamentares e seus familiares em esquemas ilícitos, incluindo lobby para empresários donos de sites de apostas ilegais e influenciadores, com o objetivo de evitar convocações para depoimentos na CPI.
Segundo a senadora, as denúncias também apontam fortes indícios de que o genro de um senador seria proprietário de uma plataforma de jogos on-line sediada em um paraíso fiscal e que estaria envolvido nos crimes investigados pela comissão.
Soraya declarou ainda que tem sido alvo de ameaças e tentativas de intimidação por parte de outros senadores. Em resposta, encaminhou as denúncias ao Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Além disso, anunciou que processará criminalmente um senador por denunciação caluniosa, calúnia e difamação, bem como buscará reparação cível pela ofensa à sua honra.
Para garantir a transparência, Soraya colocou à disposição a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telemático, bem como qualquer outra informação que a Polícia Federal considerar relevante.
A senadora, que atua como relatora da CPI, destacou que os ataques à sua reputação refletem o desespero de alguns parlamentares diante de sua atuação combativa, pautada, segundo ela, por integridade, seriedade e honra ao longo de seus seis anos de mandato.
Por fim, Soraya negou conhecimento sobre outras denúncias e afirmou que os responsáveis por eventuais acusações devem prestar esclarecimentos diretamente à Polícia Federal.