As tarifas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul foram reajustadas a partir deste mês de abril em 4,56%. O percentual corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses e segue a política de atualização anual prevista na regulamentação do setor.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) publicou, nesta quarta-feira (2), a portaria nº 290, com os valores atualizados do coeficiente tarifário para as linhas estruturais e regionais, bem como a tarifa única das linhas locais.
Além disso, a norma prevê possibilidade de acréscimos diferenciados para serviços executivos e leito, podendo chegar a 20% e 50%, respectivamente.
O reajuste atende à política tarifária estabelecida para o setor, garantindo a reposição inflacionária e a sustentabilidade do sistema. A regulamentação vigente é aplicada anualmente e tem o objetivo de garantir previsibilidade e equilíbrio econômico-financeiro ao transporte intermunicipal, essencial para a mobilidade dos cidadãos sul-mato-grossenses.
Modernização do sistema
Enquanto assegura a continuidade do serviço, Mato Grosso do Sul segue avançando na modernização do transporte rodoviário intermunicipal. Entre as iniciativas em andamento, estão a implementação de tecnologias para fiscalização mais eficiente, os estudos técnicos inovadores para o modelo de delegação das linhas e a ampliação da transparência e praticidade na gestão do setor.
Dezoito municípios já contam com paineis informativos em pontos de embarque; o sistema digital MONITORA substituiu antigos procedimentos analógicos de cadastro e vistoria de veículos; e, com base na nova lei que estabeleceu o Marco Legal do Sistema TRIP, um Plano Diretor moderno irá atender a real necessidade dos passageiros, considerando as regionalidades e a integração atrelada ao desenvolvimento socioeconômico.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS