Pela primeira vez Campo Grande será sede de uma prova do Vestibular da FACAMP, uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil. Referência em formação para áreas de negócios, a FACAMP, instituição localizada em Campinas, abre as inscrições para o vestibular 2024 com 897 vagas divididas em nove cursos: Administração, Economia, Direito, Design Digital, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais. Os candidatos podem se inscrever de 14 de agosto a 15 de outubro e a prova presencial será realizada no dia 21 de outubro. As inscrições acontecem pelo site www.facamp.com.br/vestibular. A prova presencial, que constitui a primeira etapa do processo, será realizada em cinco cidades: Campinas-SP, Ribeirão Preto-SP, São José do Rio Preto-SP, Campo Grande-MS e Salvador-BA.
“Hoje o objetivo da seleção não é mais encontrar candidatos que decoram vasto conteúdo do Ensino Médio, mas sim aqueles que possuem capacidade de interpretar os problemas, refletir de forma crítica e criativa, além de ter boa comunicação verbal e escrita”, comenta Rodrigo Sabbatini, diretor acadêmico da FACAMP.
Podem participar do processo seletivo candidatos que já concluíram o ensino médio ou curso equivalente, além daqueles que devem concluir até o final de 2023. Assim como os “treineiros”: estudantes que irão concluir o Ensino Médio a partir de 2024 e que desejam ter a experiência de participar do Processo Seletivo da FACAMP. Além disso, também podem participar candidatos que realizarão ENEM ou o EXAME INTERNACIONAL – ABITUR/SAT/BAC.
Processo seletivo analisa trajetória escolar
A FACAMP utiliza um método de seleção para valorizar as competências que são cada vez mais exigidas no currículo do Novo Ensino Médio e nos processos de ingresso ao mercado de trabalho. Logo no momento da inscrição o candidato fará o upload do histórico escolar ou boletim do Ensino Médio. Esse documento servirá como base para uma referência individual, a respeito da evolução do desempenho de cada candidato ao longo dos anos. “Essa abordagem mais ampla traz uma visão completa dos candidatos e permite que as instituições identifiquem pessoas com potencial além do desempenho acadêmico”, reforça Sabbatini.
1ª Fase – presencial
Prova que vai além do conteudismo dos vestibulares tradicionais
O candidato que escolher a forma de admissão via vestibular realizará uma prova presencial com até 3 horas de duração no dia 21 de outubro, que será dividida em duas partes: Prova de Redação – 60% da nota; Prova de Lógica Elementar e Conhecimentos Gerais – 40% da nota.
As provas correspondem a 50% da nota total do processo seletivo. Os candidatos podem optar por usar a nota do ENEM desde que tenham nota superior a 450 pontos e não tenham zerado na redação. Candidatos que queiram realizar sua admissão via resultados de exames internacionais como ABITUR/SAT/BAC, devem consultar o edital para condições específicas
2ª Fase: Entrevista
Potencial global do candidato
Para os aprovados na 1ª fase, a segunda etapa será composta por uma entrevista virtual, realizada por uma banca de professores para uma avaliação das aspirações e motivações do vestibulando. Em conjunto com a avaliação da trajetória escolar, essa fase corresponde aos outros 50% da nota total do processo seletivo.
Histórico Escolar – Antes da entrevista o candidato deverá enviar o histórico escolar ou boletim do ensino médio.
Entrevista – O objetivo da entrevista é avaliar o perfil e o potencial global do candidato, a partir da discussão de sua trajetória no ensino médio e suas perspectivas profissionais. A data da entrevista será agendada após a aprovação do candidato na primeira fase e terá duração máxima de 30 minutos.
Prática profissional desde o primeiro ano e experiências internacionais
Com todos os seus cursos oferecidos em período integral, a FACAMP coloca dentro da grade curricular a prática profissional. Seja por meio de parcerias com empresas, ou pelas empresas e agências de comunicação júnior, os alunos formados pela instituição já contam com experiência em projetos de empresas reais.
A instituição conta ainda com os Centros de Pesquisas e um Centro de Carreiras para aproximar os alunos com o mercado de trabalho. No Centro de Carreiras o aluno tem à disposição um time de professores de renome para orientação e desenvolvimento de habilidades necessárias nos processos seletivos de grandes empresas. Segundo dados levantados pelo Centro, 75% dos egressos da instituição, há mais de 5 anos, exercem cargos de liderança ou são empreendedores dos seus negócios.
Os alunos da FACAMP também contam com a possibilidade de bidiplomação em parceria com instituições internacionais de uma dezena de países, além da chance de fazer estágio de férias no exterior.
Serviço – FACAMP – Vestibular 2024
Período de Inscrições:
- 14/08 a 15/10/23 (opção vestibular)
- 14/08 a 19/01/24 (opção ENEM e Exame Internacional ABITUR/SAT/BAC)
Valor da inscrição: R$ 150,00.
Onde se inscrever: www.facamp.com.br/vestibular
Locais de prova:
Campinas-SP: FACAMP: Av. Alan Turing, nº 805, Barão Geraldo
Ribeirão Preto-SP
São José do Rio Preto-SP
Campo Grande-MS
Salvador-BA
Datas da 1ª. Fase:
Opção Vestibular:
Prova presencial: 21/10/2023 das 9 às 12 horas.
Locais: Campinas-SP, Ribeirão Preto-SP, São José do Rio Preto-SP, Campo Grande-MS, Salvador-BA.
Opção ENEM ou e Exame Internacional ABITUR/SAT/BAC:
Os candidatos devem informar seu número de inscrição do ENEM no momento da inscrição. No dia 22/01/24 a instituição recebe as notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC) para avaliação do candidato que optar por esta modalidade.
Datas da 2ª. Fase (entrevista online):
Opção Vestibular: de 6 a 10/11/23
Opção ENEM ou e Exame Internacional ABITUR/SAT/BAC: 23 e 24/01/2024
Resultado final:
Opção vestibular: 13/11/23
Opção ENEM ou e Exame Internacional ABITUR/SAT/BAC: 26/01/24
Matrícula:
Opção vestibular: 23 a 25/11/2023
Opção ENEM ou e Exame Internacional ABITUR/SAT/BAC: 29 e 30/01/24
Início das aulas: 05 de fevereiro
Sobre a FACAMP
Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.
Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.
Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.