Vazou a lista: reforços do Pantanal SAF para 2026 vão de goleiro de 2 metros a centro-avante de 40 anos

0
Vazou a lista: reforços do Pantanal SAF para 2026 vão de goleiro de 2 metros a centro-avante de 40 anos

Goleiro Rhuan em treino já com as cores do Pantanal, e Paulo Rangel fazendo pose para a imprensa

Oficialmente o Pantanal SAF – equipe comandanda por Glauber Caldas e que em 2026 disputará, além do Estadual sul-mato-grossense, a Copa do Brasil e possivelmente a Série D do Brasileiro – apresentou apenas cinco atletas, que seguem do elenco de 2025 para este ano: o veterano volante Jean, os atacantes Pedro Neto e Edu Macedo, o zagueiro Júnior Henrique e o lateral-direito André Mascena. Já outros nomes seguem em segredo, guardado à sete chaves. Ou melhor, seguiam guardados.

Faltando uma semana para que o time entre em campo, a reportagem foi à campo procurar – e quem procura acha – a lista de contratados para esta temporada. Oito reforços já foram confirmados pela reportagem, incluindo atletas que já tiveram passagem pelo clube, ainda no período de Portuguesa.

Entre os nomes constam o do centro-avante Paulo Rangel, de 40 anos. Natural de Belém (PA) e com 1,89 m, o atleta que já jogou ao lado de nomes como Misael, Fabiano Eller e até de Negueba acumula passagem por clubes como Icasa, Ipatinga, Linense, Madureita, Caxias, Londrina, Paysandu, Tuna Luso e Moto Club, também já tendo atuado fora do Brasil, em Portugal, na Tailândia e na Malásia.

Outro atleta que chama a atenção é o goleiro Rhuan, de 30 anos. No alto de seus 2,01 m de altura, defendeu Sampaio Corrêa e Maracanã na temporada passada. Com base feita no Paraná Clube, passou ainda pelo Botafogo da Paraíba antes de defender os paraguaios Resistencia e San Lorenzo, onde fez sucesso. Ele é agenciado pela JF Agenciamento, de Junior Farias, o mesmo empresário do volante Jean.

Mais jovens que os demais, Max Eduardo tem 26 anos é mais um atleta que vai compor o elenco comandado por Glauber Caldas em 2026. Volante e lateral-esquerdo, Max tem 1,88 m de altura e jogou por quatro clubes em 2025: Interporto, América-RJ, Sport Sinop e Fluminense-PI. Ele já defendeu Caldense e Sorriso.

Cria de MS agenciado por diretor da Federação e camisa 10 requintado

O setor de criação do Jacaré vai contar com um meia nato e canhoto em 2026: é Willyan Sotto, de 32 aos e 1,73 m. Com características de jogar tanto centralizado como caindo para a direita, o jogador tem bom histórico no futebol paranaense, sendo ‘cria’ do Athletico e do PSTC, tento sua passagem mais marcante pelo Cascavel, em 2021, e pelo São Joseense em 2023.

Contudo, nas duas últimas temporadas, ele brilhou no futebol capixaba, onde defendeu a Desportiva Ferroviária em 2024, marcando 5 gols em 25 jogos, e pelo Porto Vitória – onde jogou 27 partidas. Destaca-se em seu currículo o alto número de partidas jogadas nos últimos três anos, considerando disputar divisões menores. A média, somando 2023/24/25 foi de 25 partidas, sendo 76 ao todo.

Já para reforçar o ataque do Pantanal chega Gabriel Pereira, cria sul-mato-grossense que, ainda adolescente saiu do Estado para seguir carreira pelo Brasil. No cenário local, ele surgiu defendendo as cores do Guaicurus, em uma safra repleta de atletas que marcaram seus nomes no futebol de MS, como é o caso dos meias Igor Vilela e Eduardo Sapinho, do lateral Junior Prego e do atacante Guilherme.

Com altura de 1,81 m, Gabriel hoje tem 30 anos e atua pela ponta-direita e também como meio-campista. Ele se destacou nacionalmente vestindo as cores do Vitória, em especial nas categorias de base. Depois, defendeu o Fortaleza, Boa Esporte e chegou a jogar pela então Portuguesa em 2023, na Série B do Estadual.

Gabriel Pereira é agenciado pela Talent Soccer, a mesma empresa agenciadora de Igor Vilela e tantos outros atletas com destaque no futebol. O comando a Talent Soccer é do empresário Lincoln Fonseca, atualmente superintendente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Outra curiosidade é que Fonseca é primo dos irmãos Maluf (Ivando, Marcelo e Eduardo), que vão comandar outra SAF, a do Operário.

 

 

Gabriel Pereira em ação pela Portuguesa, na Série B de MS em 2023 

 

Mais pratas da casa e volante experiente

 

Fechado a lista de confirmados pela reportagem consta também mais um volante veterano, Mateus Silva. Com 34 anos e 1,84 m, o sergipano defendeu Pelotas e Democrata de Sete Lagoas-MG em 2025, e River-PI e São Bento em 2024. Em sua carreira, ele também já defendeu XV de Piracicaba, CRB, Tombense, Bragantino, Mogi Mirim, Salgueiro e Mirassol, além da Ponte Preta e dos lusitanos Paços de Ferreira e Nacional.

Os dois últimos nomes são conhecidos do torcedor sul-mato-grossense. Um é Rafael Sales, zagueiro de 1,85 m e 24 anos, revelado pelo União ABC, já tendo defendido Comercial e Novo no Estado, além dos baianos Jacobina e Porto. Jogou pelo Goiatuba em 2025. Ele é atleta agenciado pela CSR Sports, empresa de Cesar Soler, ex-parceiro do Novo e também do Jacobina.

Por fim, o outro é Gabriel Hiro, jovem atleta profissionalizado ano passado pelo Taveirópolis, na Série B do Estadual. Com 1,70 m e a polivalência de jogar como lateral-direito e volante, ele é ambidestro e teve passagem pela base do América-SP, Jataiense e do sul-mato-grossense São Gabriel. Um de seus trunfos para futuras transferências é ter apenas 18 anos e a dupla nacionalidade nipobrasileira.

Gabriel Hiro em ação pelo Taveirópolis, na Série B do Estadual de 2025

Estreia no próximo domingo

Os atletas acima listados devem estar prontos para a estreia do Pantanal SAF no Estadual 2026 contra o Operário, no Estádio das Moreninhas, às 16h do próximo domingo (18). Na comissão técnica, Glauber Caldas segue com Adriano Ferreira como auxiliar, mas importante troca ocorreu no departamento de saúde e performance: o fisioterapeuta Pedro Santos, conhecido pelo seu trabalho no Operário, não segue no clube após uma temporada de trabalho. Quem o substitui é Filipe Abdalla.

Abdalla comanda a clínica Byo Pro e foi escolhido a dedo por Guto Dobes Filho, investidor que desembarcou no Pantanal SAF em meados do ano passado, dividindo a carteira societária com o presidente do clube associativo Pantanal, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, além dos 10% de propriedade obrigatória do clube.

Segue abaixo a lista de jogadores do Pantanal SAF já confirmada pela reportagem:

RENOVARAM PARA 2026

Jean Raphael – volante e lateral-direito
39 anos / 1,70 m

André Mascena – lateral-direito
29 anos / 1,81 m

Júnior Henrique – zagueiro
29 anos / 1,89 m

Edu Macena – atacante
20 anos / 1,87 m

Pedro Neto – meia-atacante e ponta-esquerdo
30 anos / 1,73 m

CONTRATADOS PARA 2026

Paulo Rangel – centro-avante
40 anos / 1,89 m

Rhuan – goleiro
30 anos / 2,01 m

Max Eduardo – volante e lateral-esquerdo
26 anos / 1,88 m

Willyan Sotto – meia-armador, meia-atacante e meia-direito
32 anos / 1,73 m

Gabriel Pereira – ponta-direita e meia-atacante
30 anos / 1,81 m
*revelado pelo Guaicurus

Mateus Silva – volante
34 anos / 1,84 m

Rafael Sales – zagueiro
24 anos / 1,85 m
*revelado pelo União ABC, ex-Comercial e Novo

Gabriel Hiro – lateral-direito e volante
18 anos / 1,70 m
*ex-Taveirópolis, possui dupla nacionalidade (brasileiro e japonês)

Fonte: esportems.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui