Registro bastante inusitado foi feito pelo fotógrafo Edir Alves nesta terça-feira (3), em uma fazenda no Pantanal. Ele fotografou um Gato-mourisco, também conhecido como Jaguarundi, e ostentou com orgulho a imagem em sua página no Instagram.
Na postagem, ele conta que há 15 anos no Pantanal, essa foi a primeira vez que fotografou o animal. Ele conta que junto com um amigo de trabalho vinha observando há uns tempos o animal com certa frequência.
Meses atrás, ele até conseguiu um registro fotográfico porém foi um único, pois esta espécie é bem arisca e ao ser notada rapidamente se esconde nas vegetações.
Segundo Edir Alves, a aparição levantou suspeita de que seria fêmea e que estaria prenhe ou com filhote recém-nascido, pois estava com território muito restrito. E estavam certos! “A suspeita foi comprovada ontem, após eu conseguir esta imagem da mãe com filhote em cima de um cupinzeiro no mesmo território das últimas aparições. Foi demais poder observar esta cena que para mim foi inédita em 15 anos de trabalho no Pantanal”, destaca no post.
Gato-mourisco ou Jaguarundi são os nomes populares do Puma yagouaroundi.
O animal habitava originalmente a América do Norte, Central e do Sul, desde o sul do Texas, nos Estados Unidos, até o sul do Brasil, Paraguai e Argentina. A fêmea tem gestação de 70 dias e nascem de 1 a 4 filhotes. A expectativa de vida em cativeiro é de 15 anos.