Com estoque em situação de alerta, Hemosul convoca doadores das tipagens O-, O+ e A+

0
34
Foto: Saul Schramm

O Hemosul Coordenador está precisando de doações de sangue de todos os tipos, mas três estão em situação de alerta e precisando repor o estoque estratégico para continuar salvando vidas. São eles: O- (31%), O+ (32%) e A+ (28%).

 

Agora na Capital, além do Hemosul Coordenador, que faz atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h, também está disponível para coleta o Hemosul Santa Casa com horário de atendimento de segunda à sexta das 7h às 11h e agendamento no telefone 3322-4135.

 

No interior, o Hemosul Dourados estará aberto neste sábado (27), atendendo das 7h às 12h, com agendamento prévio no telefone (67) 99239-9421.

 

Vale ressaltar que os hemocentros são lugares seguros, dispondo de todas as medidas de segurança, como: distanciamento das cadeiras de espera e de coleta, álcool em gel em lugares estratégicos, higienização de ambientes e uso obrigatório de máscara.

 

Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Para mais informações acesse o www.hemosul.ms.gov.br ou as redes sociais @hemosulms.

 

Coronavirus

Doadores que já tiveram Covid-19 podem doar:

Casos leves: 30 dias após a cura clínica.

Casos moderado/graves: aguardar alta médica e passar pela avaliação da triagem clínica.

Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem esperar 14 dias.

 

Vacinas

Pessoas que recebem a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização. Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.