Expogrande 2018 recebe etapa do Ranking do Circuito Nacional da Raça Nelore

0
50

A 80ª Expogrande que será realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) de 5 a 22 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), vai receber, de hoje (2/4) a domingo (8/4), uma etapa do Ranking do Circuito Nacional Nelore, promovido pela Nelore MS. Com a participação de mais de 250 animais da raça, cuja origem data de mil anos antes da era cristã, o evento começa com a entrada dos bovinos a partir desta segunda-feira (2/4), prossegue até quinta-feira (5/4) com a pesagem, continua sexta-feira (6/4), sábado (7/4) e domingo (8/4) com o julgamento morfológico e termina no domingo (8/4) com a premiação.

 

Nesta manhã, o Pavilhão A recebeu os animais da raça nelore que vieram da Fazenda Jatobá, localizada no município de Itaquiraí, a 409 km de Campo Grande.

 

Segundo o presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, neste ano a raça nelore terá quatro pavilhões dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho. “Tivemos de montar uma tenda extra para abrigar todos os animais dessa importante raça, que hoje tem um rebanho com mais de 100 milhões de cabeças no Brasil. No Estado, não podia ser diferente, onde o Nelore é o retrato de uma raça que deu certo, criada ao natural, em plena harmonia com o meio ambiente”, pontuou.

 

O presidente da Nelore MS, Antônio Celso Chaves Gaiotto, reforça o trabalho da entidade junto ao produtor rural em prol do fortalecimento do agronegócio sul-mato-grossense e fortalecendo a cadeia da carne bovina, fomentando cada vez mais a raça. “Por isso, Campo Grande foi escolhida pela Nelore Brasil como uma das cidades que receberão as 11 exposições oficiais do Ranking do Circuito Nacional da raça. E, nada mais justo, que o evento seja realizado durante a Expogrande, a maior feira agropecuária do Estado e uma das maiores do Brasil”, destacou.

 

Regulamento geral

Pelo “Regulamento Geral de Campeonatos e Competições Oficiais de Bovinos da Raça Nelore 2017/18”, o Circuito Nacional Nelore e Nelore Mocho conta com por 11 exposições oficiais definidas pelas diretorias da ACNB e da Expoinel e o Circuito Nacional de Exposições Nelore Mocho da ACNB composto por dez exposições oficiais. Dessas, o expositor somará os sete melhores resultados mais a Expoinel Nacional, descartando os outros resultados.

 

Os expositores e criadores continuarão disputando os campeonatos Liga dos Campeões e Super Copa. Para o ano calendário 2017/2018 todos os participantes da Liga dos Campeões e da Super Copa no ano calendário 2016/2017 serão classificados conjuntamente e os dez melhores criadores e os dez melhores expositores participarão da Liga dos Campeões no ano calendário 2017/2018.

 

Para os próximos anos, primeiros, segundos e terceiros criadores/expositores da Super Copa passam a competir na Liga dos Campeões do ano calendário seguinte, e oitavos, nonos e décimos criadores/expositores da Liga dos Campeões passam a competir na Super Copa do ano calendário seguinte, sem divisão de turnos no ano calendário do Ranking Nacional.

 

Expositores e Criadores que participarem de três ou menos exposições do Circuito Nacional Nelore terão suas pontuações automaticamente zeradas no Ranking Nacional. Assim, se o Expositor/Criador estiver concorrendo na Liga dos Campeões, no próximo ano calendário ele passará a participar da Super Copa.

 

Com mais de três criadores/expositores nesta situação, o critério de desempate para a definição de quem passará a participar da Super Copa no próximo ano calendário, será o resultado de cada um na Expoinel Nacional (o melhor resultado permanece na Liga dos Campeões). As exposições que compuserem o Circuito Nacional Nelore deverão obrigatoriamente ter seus leilões oficializados pela ACNB.

 

Novos critérios

Segundo o presidente da Nelore MS, Antônio Celso Chaves Gaiotto, a Tabela de Índices de Bonificação das exposições foi alterada e, a partir de agora, a Tabela de Índices de Número Médio de Animais por Expositor deixará de existir. Além disso, foi criado o Campeonato Supremo, que consiste na soma das pontuações como expositor e criador no ambiente da exposição, enquanto a divisão dos animais nas categorias e campeonatos serão por ordem crescente de idade.

 

Com relação à apresentação dos animais, eles serão levados a julgamento, individualmente ou como membros de conjuntos progênie, não poderão ser apresentados utilizando cabrestos com identificação de criatórios diferentes daquele que estiver expondo o animal naquela exposição. Os seus apresentadores não poderão estar trajando uniforme (inclusive boné) com identificação de outro criatório que não seja do expositor do animal.

 

Antônio Gaiotto acrescenta que para o Campeonato Reprodutor e Reprodutor Nova Geração nas exposições serão contabilizados os 20 melhores resultados para o reprodutor mais os prêmios das respectivas progênies. “No ranking, para Matriz, Reprodutor e Reprodutor Nova Geração serão contabilizados os sete melhores resultados das exposições do Circuito Nacional Nelore, quatro melhores resultados (fora do circuito nacional) e a Expoinel Nacional, sendo descartadas as demais pontuações”, revelou.

 

Ele reforça que a idade máxima para o reprodutor fazer parte do Campeonato Melhor Reprodutor Nova Geração e do Campeonato Progênie de Pai Nova Geração passa a ser de 96 meses (8 anos), enquanto, em relação ao Campeonato Touro Sênior, a partir do ano calendário 2019/2020 deixará de existir a 2ª categoria (30 a 33 meses) e a 3ª categoria (33 a 36 meses). “A 1ª categoria (28 a 30 meses) passará a fazer parte do Campeonato Touro Jovem, deixando de existir o Campeonato Touro Sênior”, ressaltou.

 

Jurados

 

O presidente da Nelore MS informa também que não teremos mais a modalidade de julgamento de jurado e jurado assistente. “A definição da modalidade de julgamento e a indicação dos jurados para as exposições do Circuito Nacional Nelore caberá à Comissão de Indicação de Jurados da ACNB”, falou, apontando que, quando o julgamento for realizado por trio de jurados, o jurado selecionado pelo sistema ordenará os animais de acordo com sua preferência tendo o tempo limite de 20 minutos para posicionar os animais e julgá-los, após esse período os outros dois jurados possuirão mais 10 minutos para realizar seus votos.

 

A exigência do índice de seleção mínimo para a participação nas exposições oficiais da ACNB foi prorrogada, voltando a valer no ano calendário 2019/2020, sendo assim os animais frutos de fertilização natural ou artificial ocorrida após o dia 1º de março de 2018, somente poderão participar de exposições oficiais da ACNB se, na data da cobertura (no caso de monta natural), na data da inseminação (no caso de inseminação artificial) ou na data da implantação na receptora (no caso de FIV ou TE), o acasalamento que o gerou tiver o índice de seleção consolidado, em pelo menos um dos Programas de Melhoramento Genético credenciados pela ACNB, entre os 40% melhores (TOP 40%).

 

Sobre as transferências, Antônio Gaiotto relata que será permitida apenas uma transferência entre expositores durante o ano calendário e será cobrada uma taxa para essa transferência. “As transferências entre times de um mesmo criador (máximo de três declarados no início do ano calendário) não serão contabilizadas. As transferências decorrentes de vendas de animais em Leilões Oficiais da ACNB não serão contabilizadas. Caso o número de transferências ultrapasse o permitido todos os pontos daquele animal não serão somados para nenhum campeonato (expositor, criador, supremo, reprodutor, matriz e animal)”, disse.

 

Confira abaixo a programação oficial da raça nelore na Expogrande:

 

DIA 2 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)

Entrada dos bovinos da raça nelore

HORÁRIO: Dia todo

LOCAL: Parque de Exposições Laucídio Coelho

 

DIA 3 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA)

Entrada dos bovinos da raça nelore

HORÁRIO: Dia todo

LOCAL: Parque de Exposições Laucídio Coelho

 

DIA 4 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)

Entrada dos bovinos da raça nelore

HORÁRIO: Dia todo

LOCAL: Parque de Exposições Laucídio Coelho

 

DIA 5 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

Pesagem de bovinos da raça nelore

HORÁRIO: 8 horas

LOCAL: Balança Oficial da Acrissul

 

DIA 6 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)

Julgamento Morfológico de bovinos da raça nelore

HORÁRIO: 8 horas

LOCAL: Pista de Julgamento de Bovinos

 

DIA 7 DE ABRIL (SÁBADO)

Julgamento Morfológico de bovinos da raça nelore

HORÁRIO: 8 horas

LOCAL: Pista de Julgamento de Bovinos

 

DIA 8 DE ABRIL (DOMINGO)

Julgamento Morfológico de bovinos da raça nelore e Premiação dos Campeões

HORÁRIO: 8 horas

LOCAL: Pista de Julgamento de Bovinos