90% do comércio de Campo Grande abre nos dias 11 e 12

0
27

Mais de 90% do comércio da capital fez a adesão junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG para funcionar normalmente nos feriados de 11 e 12 de outubro (Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida), informa Carlos Sérgio dos Santos, presidente da entidade.

Além disso, segundo Carlos Sérgio, conforme a Cláusula 29ª da Convenção Coletiva de Trabalho, esse termo de adesão consta os nomes dos funcionários que irão trabalhar e o pagamento de 7% do piso da categoria para cada trabalhador. A empresa se compromete também a dar uma folga referente a cada feriado trabalhado, na semana seguinte e no intervalo de 15 dias e ainda arcar também com as despesas de transporte e alimentação.

Cabe também à empresa arcar com uma taxa de adesão que deverá ser recolhida ao sindicato, no valor de R$ 15,00 por trabalhador escalado para trabalhar em cada feriado.

“Tivemos uma adesão maciça de estabelecimentos comerciais para abrir nesses dois dias de feriado. Não temos dúvida de que será bom para todos, pois os governos estadual e municipal já efetuaram os pagamento de servidores e isso permitirá um grande volume de recursos financeiros no mercado para incentivar as vendas”, afirmou Carlos Santos. Ele lembra que muitos comerciários ganham comissões pelas vendas e isso também ajudará para que esses profissionais tenham um ganho maior no final do mês.

Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio, eles vão estar vigilante em todo o setor para apurar o cumprimento do acordo. Quem não fizer a adesão, não poderá colocar funcionários para trabalhar. A entidade vai acionar a justiça mediante qualquer descumprimento da CCT.