O protagonismo de Campo Grande na agenda ambiental brasileira ganha novo destaque nesta semana, com a realização do 3º Encontro Nacional de Qualidade Ambiental (ENQA 2025). Promovido pelo Instituto Aegea, o evento reúne profissionais de diversas unidades da concessionária nos dias 4 e 5 de dezembro para discutir inovação, gestão ambiental e práticas sustentáveis.
LEIA TAMBÉM: ‘Tampinha que Transforma’ leva educação ambiental e elimina potenciais criadouros da dengue
A escolha da Capital para sediar o encontro reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Águas Guariroba ao longo de 25 anos, especialmente na preservação dos mananciais e na ampliação do saneamento básico. Um dos exemplos é a conservação da Bacia do Guariroba — principal fonte de abastecimento da cidade — com ações contínuas de reflorestamento, proteção de nascentes, manejo sustentável e investimentos estruturais.
“Essas iniciativas são impulsionadas pelo Viveiro Isaac de Oliveira, que tem capacidade para produzir 80 mil mudas nativas por ano”, destaca o gerente de Meio Ambiente da Águas Guariroba, Fernando Garayo.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A programação do ENQA 2025 inclui palestras, painéis e debates com especialistas, entre eles Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e ex-presidente do Instituto Trata Brasil, referência nacional em estudos sobre saneamento.
Os participantes também farão visitas técnicas ao Viveiro Isaac de Oliveira e ao PRADA (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas) da captação Lageado, reforçando a conexão entre teoria e prática no campo da sustentabilidade.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Ao sediar o evento, Campo Grande consolida sua posição de referência nacional em gestão ambiental e reafirma o compromisso da Águas Guariroba com a preservação dos recursos hídricos, inovação e ações que projetam um futuro mais sustentável para a cidade.
Visitas abertas à imprensa:
Viveiro Isaac de Oliveira – ETE Los Angeles
📍 Rua Assis Brasil, s/nº — Jardim Colorado
⏰ 08h30








