Morreu o ex- Governador Pedro Pedrossian, na madrugada desta terça-feira (22) de agosto, por volta das 3h30 (horário de MS), em Campo Grande. Ele era engenheiro civil e nasceu no dia 13 de agosto de 1928, em Miranda.
A informação foi confirmada por familiares. Ele faleceu em casa por volta das 3h30 (de MS), e estava debilitado. A causa da morte não foi informada.
Pedro Pedrossian, natural de Miranda, nascido em 13 de agosto de 1928 – Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela
Pedrossian foi governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o estado fosse dividido. Eleito senador em 1978, renunciou ao mandato em 1980 para assumir o cargo governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro daquele ano. Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de governador Sul-Mato-Grossense — eleito em pleito direto ocorrido em 1990. Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995. Foi candidato a governador em 1998 e a senador em 2002 sem sucesso. Teve passagens pelos seguintes partidos: PSD, ARENA, PDS,
Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.
Sua grande marca são as obras fixadas com estrela, que se espalhou como símbolo de sua gestão pela obras que inaugurou. Pedrossian implantou a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o estádio Morenão (que leva seu nome), o Hospital Regional Rosa Pedrossian , o Parque dos Poderes e obras de pavimentação. Centro do poder do Estado, foi inaugurado em 1983 com status de paixão do ex-governador.
“Meu pai é um homem absolutamente realizado”, fala do empresário Pedro Pedrossian Filho.