De Miranda para as Estrelas…

0

Morreu o ex- Governador Pedro Pedrossian, na madrugada desta terça-feira (22) de agosto, por volta das 3h30 (horário de MS), em Campo Grande. Ele era engenheiro civil e nasceu no dia 13 de agosto de 1928, em Miranda.

A informação foi confirmada por familiares. Ele faleceu em casa por volta das 3h30 (de MS), e estava debilitado. A causa da morte não foi informada.

O Homem de Miranda…

Pedro Pedrossian, natural de Miranda, nascido em 13 de agosto de 1928 – Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Pedrossian foi governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o estado fosse dividido. Eleito senador em 1978, renunciou ao mandato em 1980 para assumir o cargo governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro daquele ano. Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de governador Sul-Mato-Grossense — eleito em pleito direto ocorrido em 1990. Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995. Foi candidato a governador em 1998 e a senador em 2002 sem sucesso. Teve passagens pelos seguintes partidos: PSD, ARENA, PDS, PTB, PDT, PST, PMDB e atualmente PMN.

Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.

A Estrela

Sua grande marca são as obras fixadas com estrela, que se espalhou como símbolo de sua gestão pela obras que inaugurou. Pedrossian implantou a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o estádio Morenão (que leva seu nome), o Hospital Regional Rosa Pedrossian , o Parque dos Poderes e obras de pavimentação. Centro do poder do Estado, foi inaugurado em 1983 com status de paixão do ex-governador.

“Meu pai é um homem absolutamente realizado”, fala do empresário Pedro Pedrossian Filho.

Deixe uma resposta