A Associação Nipo Brasileira de Campo Grande completou 100 anos de atuação em prol das famílias japonesas que moram e estabeleceram raízes na capital sul-mato-grossense. Para o presidente da instituição, Nilson Tamotsu Aguena, a construção do ginásio multiuso pelo Governo do Estado é motivo de comemoração. “Neste ano, nossa associação completa 100 anos de existência. A recente entrega do ginásio multiuso pelo Governo do Estado de MS materializou o antigo sonho da comunidade japonesa de Campo Grande”, ressalta o dirigente.
Apesar de contar com extensa área e um amplo salão de festas, a estrutura necessitava de um ginásio coberto para prática de esportes e abrigar públicos em grande quantidade nos eventos tradicionais da cidade, como o Primeiro festival do Japão e o tradicional Bondori.
A associação, segundo o presidente, foi criada no dia 18 de agosto de 1920, data bem próxima ao aniversário de Campo Grande, com objetivo de facilitar o convívio entre as famílias vindas para o Brasil para trabalhar com agricultores em Campo Grande. “Os pais preocupados com a educação dessas crianças japonesas resolveram criar uma escola e em seguida um clube para diversão, reunião social, e práticas esportivas, nascendo assim Visconde Cairú, de 102 anos, e a associação na sequência”.
Nos festejos do aniversário deste ano, impossibilitados de comemorar com festas, os japoneses de Campo Grande “abraçam” efusivamente a população de Campo Grande, como afirma Tamotsu: “A Nipo agradece também o Estado de Mato Grosso do Sul, que outrora permitiu os filhos da Terra do Sol Nascente fincar suas raízes nessa bela cidade morena com traço da cultura brasileira”.