Centenária, Associação Nipo Brasileira de Campo Grande comemora ginásio entregue pelo Governo

0

A Associação Nipo Brasileira de Campo Grande completou 100 anos de atuação em prol das famílias japonesas que moram e estabeleceram raízes na capital sul-mato-grossense. Para o presidente da instituição, Nilson Tamotsu Aguena, a construção do ginásio multiuso pelo Governo do Estado é motivo de comemoração. “Neste ano, nossa associação completa 100 anos de existência. A recente entrega do ginásio multiuso pelo Governo do Estado de MS materializou o antigo sonho da comunidade japonesa de Campo Grande”, ressalta o dirigente.

Bon Odori e Inauguração da quadra multiuso Nipo Brasileira – no final de 2019
Foto Saul Schramm

Apesar de contar com extensa área e um amplo salão de festas, a estrutura necessitava de um ginásio coberto para prática de esportes e abrigar públicos em grande quantidade nos eventos tradicionais da cidade, como o Primeiro festival do Japão e o tradicional Bondori.

A associação, segundo o presidente, foi criada no dia 18 de agosto de 1920, data bem próxima ao aniversário de Campo Grande, com objetivo de facilitar o convívio entre as famílias vindas para o Brasil para trabalhar com agricultores em Campo Grande. “Os pais preocupados com a educação dessas crianças japonesas resolveram criar uma escola e em seguida um clube para diversão, reunião social, e práticas esportivas, nascendo assim Visconde Cairú, de 102 anos, e a associação na sequência”.

Nos festejos do aniversário deste ano, impossibilitados de comemorar com festas, os japoneses de Campo Grande “abraçam” efusivamente a população de Campo Grande, como afirma Tamotsu: “A Nipo agradece também o Estado de Mato Grosso do Sul, que outrora permitiu os filhos da Terra do Sol Nascente fincar suas raízes nessa bela cidade morena com traço da cultura brasileira”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui