“Operação Carnaval 2021” em MS prende 52 pessoas e leva  742 para delegacias

0

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou no dia 12 de fevereiro passado a “Operação Carnaval 2021”, com foco principal no policiamento preventivo e preservação da ordem pública. Ao todo, 52 pessoas foragidas da Justiça foram presas e 742 levadas a delegacias. 

Em virtude da pandemia por coronavirus, o Estado decretou ponto facultativo nos tradicionais dias de feriado, e conforme do Decreto nº 15.603, de 05 de fevereiro de 2021, suspendeu as atividades que pudessem acarretar aglomerações de pessoas, em espaços públicos ou privados de uso coletivo.

O comércio na maior parte dos municípios do Estado funcionou normalmente. O plano de policiamento executado este ano também foi voltado ao atendimento desse público, considerando o aumento na circulação de pessoas durante o dia.

As ações preventivas da PMMS foram desenvolvidas em todos as cidades, com reforços nos principais destinos turísticos de MS. Bonito, Rio Verde, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Chapadão do Sul receberam dezenas de policiais, para garantir tranquilidade durante o período carnavalesco.

As Unidades de Policiamento Especializado, a exemplo do Batalhão de Operações de Choque, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada – Cavalaria, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, atuaram na Capital e no interior, realizando blitze, batidas policiais, vistorias em estabelecimentos comerciais e eventos clandestinos, além da fiscalização ambiental em pontos de ecoturismo e pesca.

Já o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária intensificou sua atuação em virtude do grande número de veículos circulando pelas rodovias estaduais, com foco principal na prevenção de acidentes e infrações de trânsito.

A “Operação Carnaval 2021” foi encerrada às 00h00min desta quinta-feira (18/02), com o seguinte resultado:

Operações Policiais Militares625
Pessoas Abordadas17.401
Veículos Abordados9.938
Veículos Recuperados39
Armas de Fogo Apreendidas12
Prisões de Foragidos da Justiça52
Pessoas Conduzidas às Delegacias742
Notificações Ambientais18
Notificações de Trânsito1.498

 

Somados aos resultados no campo preventivo, a Polícia Militar apreendeu ainda 1.249 quilos de drogas ilícitas (maconha, pasta base de cocaína, cocaína e haxixe) e 39.316 pacotes de cigarros contrabandeados.

Embora os festejos carnavalescos estivessem suspensos, a Polícia Militar atuou firmemente no combate às festas clandestinas e locais com aglomeração de pessoas, sem registro de ocorrências com maior gravidade nesse campo. O objetivo principal da Operação foi garantir à sociedade mais segurança e atuar conforme a legislação vigente durante a pandemia.