Alerta: criminosos inovam e aplicam novo golpe de cartões em Mato Grosso do Sul

0

Um novo golpe está sendo aplicado na praça. Com o avanço da tecnologia para utilização de cartões, denominada tecnologia NFC (Near Field Communication), os  bandidos também se aprimoraram e estão roubando, em grande número, o consumidor . Em função disso, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da  Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, alerta os cidadãos para tomarem muito cuidado ao portarem seus cartões.

A tecnologia em questão possibilita o pagamento de contas com a simples aproximação do cartão à “maquininha”. A facilidade consiste em aproveitar que a maioria das pessoas conduzem seus cartões em carteiras ou soltos nos bolsos de roupas ou em bolsas  femininas. Tomando conhecimento dessa facilidade, os bandidos passaram a  carregar  máquinas de cartões e ao aproximá-las dos locais onde, possivelmente, os cartões estejam.

Ao fazer essa manobra, conseguem  captar os cartões e simulam compras que ficam registradas e, fatalmente, as operadoras pagam os valores, mesmo sem conhecimento das vítimas. Como a operação pode parecer autêntica, dificilmente a pessoa lesada  terá condições de reaver os  valores perdidos e, por isso, há necessidade de muita atenção na condução dos  cartões.

Para o  superintendente Marcelo Salomão, do Procon Estadual, é necessário o máximo de atenção. ”Queremos Fazer  um alerta para o consumidor. Tenha muito cuidado com a nova tecnologia  NFC. Aquela que permite o pagamento com a simples aproximação do cartão à maquininha. Os bandidos já descobriram uma forma de roubar você. Quando  estiver com o cartão, não guarde no bolso da calça ou na mochila. Eles já estão aproximando a maquininha para roubar os seus créditos”.

Marcelo aconselha as pessoas a desabilitar  essa forma de pagamento terem muito cuidado quando forem às compras, principalmente nesta época em que se aproxima o fim de ano e  é normal o  aumento do movimento no comércio, sendo ainda maiores as oportunidades das pessoas serem  roubadas.  Entende ser necessário cuidado muito maior, para não cair no golpe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui