Boletim Coronavírus: mais de 60% dos novos casos do estado são em Campo Grande

0

Na manhã desta segunda-feira (10) o Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, e a Secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, realizaram Live transmitida no Facebook. Diariamente, o Boletim do Coronavírus é transmitido ao vivo às 10:30 da manhã.

O primeiro com a fala é Geraldo, que começa anunciando novos leitos em Costa Rica, Navirai, Três Lagoas e Coxim, financiados pelo Ministério da Saúde.

A partir de hoje segunda -feira (10), haverá a ampliação dos testes rápidos em todo o estado. Em Campo Grande, a escola Lucia Martins Coelho, que realizava 400 testes diários (no período noturno), passará a realizar 550 testes. Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país com maior testagem e Geraldo expõe que a meta é testar cada vez mais.

Dos 395 novos casos, mais de 60% são da Capital. A cidade possui a ativação de 10 novos leitos no Hospital do Pênfigo.

Geraldo lamentou os 100.000 mortos e defende que deveria haver uma unidade no combate ao Covid-19. “Nós [os secretários] estavamos conversando e mostrando o nosso inconformismo com essa situação. Certamente poderíamos ter evitado esse número expressivo de óbitos se nós tivéssemos uma política uniforme, uma mesma política de saúde”, argumenta ele.

O domingo (9) foi marcado por 14 novos óbitos. No total, o estado de Mato Grosso do Sul conta com 523 óbitos, sendo a taxa de letalidade 1,6%. O MS marca 31.739 casos, com média móvel de 728 casos diários. Nos primeiros nove dias de agosto, 115 pessoas perderam a vida em decorrência do novo coronavírus.

Apesar desses dados, 26.056 pessoas se recuperaram no estado, percentual próximo de 80% dos casos totais. Restando 5.160 casos ativos no Mato Grosso do Sul.

Print de tela correspondente à Live. Na imagem, Geraldo à esquerda e à direita, dados da ocupação dos leitos.

A taxa de ocupação dos leitos clínicos adulto é de 278, correspondendo a 38%, mas esse número é maior percentualmente ao se tratar dos leitos adultos de UTI, sendo 56% (179 leitos). Os leitos pediátricos de UTI possuem ocupação zero e os clínicos, 5% (6 leitos).

A Dra. Crhistinne anuncia os números exatos dos novos leitos. Aquidauana conta com aumento de seis leitos; Campo Grande com 62; Corumbá, cinco; Ponta Porã, 10 e Dourados, quatro.

Campo Grande está na frente em todos os boletins, totalizando 13.188 casos confirmados. Seguida de Dourados, com 4.618 e Corumbá com 1.626. Todas as demais cidades possuem número de casos confirmados inferior a mil.

Resende ressalta que o objetivo principal é salvar vidas e fala sobre Mandetta. “A figura do ex-Ministro [da Sáude], Luiz Henrique Mandetta, será de suma importância, o seu envolvimento, para resolver esse imbróglio entre os órgãos do Poder Judiaciário e o Município de Campo Grande, para cessar o crescimento esponencial na cidade”, discursa o secretário.

Geraldo termina fazendo apelo para as pessoas ficarem em casa, usarem máscara e respeitem as medidas de higiene.

Serviço

Disponibilização do número Disk Covid em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Telefone: 0800 647 0911, para agendamento de testes e tirada de dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui