Campo Grande 121 anos: amantes da fotografia prestam homenagem a Capital Morena

A imagem em destaque é do fotógrafo Rachid Waqued

0

Esse ano a comemoração será em casa. As ruas de Campo Grande, que um ano atrás estavam repletas de música, hoje dão espaço para a saudade. Sem eventos, sem desfiles, mas com muito amor. Separados, mas juntos, homenageamos mais um aniversário da Capital sul-matogrossense, agora com 121 anos.

Nós, do Manchete Popular, convidamos alguns profissionais da fotografia para celebrar essa data tão importante conosco. Com olhares atentos e rápidos cliques, os fotógrafos da região ilustram as belezas e peculiaridades da Capital Morena e das pessoas que compartilham o espaço.

O fotógrafo Rachid Waqued (67), natural de Campo Grande, acredita que seu trabalho sempre foi uma conjugação das pessoas com a arquitetura local, de forma que uma não existe sem a outra e que “as pessoas ao ocuparem esses espaços, dão uma dinâmica especial as fotografias”. Ele conta que ao longos dos tempos tem registrado continuamente a cidade, porque “como os fotógrafos pioneiros a registraram, nós fotógrafos temos que dar continuidade, pois você é o guardião dessa memória visual”, relata Rachid.

Toninho Souza mudou-se para Campo Grande há 10 anos. Vindo de Bela Vista, no interior do estado, sempre nutriu o desejo, agora realizado, de trabalhar e morar na Capital. Ele considera a cidade como uma terra de oportunidades, é grato por aqui morar e ressalta a beleza do pôr do sol, que sempre o rende boas imagens. Além disso, ele acredita que “através da fotografia você consegue tem um olhar melhor e mais humano para com a cidade e as pessoas que nela vivem. Te faz ter cuidado e zelar para que nossas futuras gerações possam desfrutar de lugares e paisagens que precisam de conservação e cuidado”.

O Promotor de Justiça Douglas Santos Oldegardo, apaixonado pela fotografia, tem um talento nato para capturar belas fotos e também disponibilizou algumas de seu imenso acervo fotográfico.

Agradecemos a todos os fotógrafos e amantes da fotografia que registram a vida na Capital Morena e, acima de tudo, a todos que compõem e constroem juntos a cidade. Feliz aniversário, Campo Grande.

Confira imagens:

 

Na década de 70, Tião Guimarães fotografou as obras da Avenida Afonso Pena, na gestão dos prefeitos Levy Dias e Marcelo Miranda. Campo Grande em crescimento.
Agro na Capital, por João Garrigó

 

Fotografia de Toninho Souza
Fotografia de Geovanni Gomes
Fotografia de Geovanni Gomes
Fotografia ‘Dia de Feira’ de Higor Bandeira
Fotografia de Douglas Oldegardo
Fotografia de Douglas Oldegardo
Fotografia de Douglas Oldegardo

 

Fotografia de Miguel Palácios
Feira Central de Campo Grande – por Miguel Palácios
Fotografia de Lara Bellini
Fotografia de Lara Bellini
Banco do Parque das Nações Indígenas – Marco Miatelo
Fotografia de Moisés Palácios
O fotógrafo e professor Raul Rodrigues lembrou dos bons tempos em que o Estádio Morenão realiza grandes campeonatos. Imagem mostra o Esporte Clube Comercial campeão estadual de 2011

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui