Coronel David valoriza a importância da Polícia Penal no Brasil

0

A promulgação da Emenda Constitucional 104/2019, realizada na manhã desta quarta-feira (4), pelo Congresso Nacional cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal

 

“Parabéns aos novos policiais penais que entraram para a história da segurança pública no Brasil”. Destacou Coronel David com a promulgação da Emenda Constitucional 104/2019, realizada na manhã desta quarta-feira (4), pelo Congresso Nacional criando as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal.

 

Com a emenda, o quadro das novas polícias penais será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários, ou equivalentes, e também pela realização de concurso público. A nova polícia será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

 

“Sempre fui apoiador dos policiais penais que exercem essa atividade de risco tão importante para a persecução penal e para a sociedade brasileira, mantendo os criminosos atrás das grades. Agora, o poder de polícia será reconhecido e alterado na Constituição Federal, dando mais autonomia àqueles que fazem a segurança dentro dos presídios”, frisou o parlamentar.

 

Com essa autonomia será possível, por exemplo, exercer maior autoridade sobre a massa carcerária, inclusive, com investigações em torno das facções criminosas que agem a partir dos estabelecimentos prisionais, apuração de outros crimes, busca a presidiários evadidos e com quebra de monitoramento eletrônico, além de outras ocorrências.

 

A Polícia Militar, por exemplo, será dispensada da atuação no sistema penitenciário. Até mesmo a Polícia Civil, acionada em casos de mortes, terá atuação mais limitada, tornando isso uma atribuição da nova polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui