“Cuidado, pode ser uma armação”: Procon autua estabelecimento por venda de óculos ilegalmente

0

Por infração à legislação federal, estadual e municipal, equipe de fiscalização da  Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de  Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast autuou loja de varejo denominada Formigão Utilidades Domésticas, localizada  na rua 14 de Julho, área central de Campo Grande.

 

No local a fiscalização do Procon Estadual detectou a venda de óculos tanto com lente de grau como proteção solar em desobediência à Lei Estadual 3 053 editada em agosto de  2005 na qual afirma ser proibida a comercialização de lentes corretivas e outros produtos de proteção solar nos estabelecimentos que não sejam devidamente credenciados no Conselho Regional de Óptica, Optometria e Contatologia de Mato Grosso do Sul, exigência também contida em decreto federal e  em Lei Complementar do município de Campo Grande.

 

Para tornar ainda mais graves as irregularidades, o estabelecimento apresentou o Alvará de Funcionamento e Localização, bem como o Certificado de Vistoria expedido pelo Corpo de Bombeiros, vencidos.  Além disso, a licença sanitária necessária devido aos produtos comercializados, não foi apresentada.

 

Autuada, a empresa recebeu prazo de dez dias para regularizar as atividades e providenciar toda a documentação sob pena de, além de multa, ter o estabelecimento interditado com suspensão de atividades. A ação do Procon Estadual se deu após receber denúncia de consumidores que, a cada dia, se conscientizam dos seus direitos.

 

Para formalizar denúncias, a comunidade conta com várias formas de contato com o órgão de defesa. Entre eles, o “fale conosco” que é parte integrante do sitewww.procon.ms.gov.br, o  telefone 151,  o aplicativo de watsapp com o número  9 9158 0088, ou pessoalmente na sede  do Procon Estadual na rua 13 de Junho 930. A denúncia é imprescindível para as ações do Procon/MS.

 

 

Foto: Procon/MS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta