Economistas Robert Hall e Michael Woodford ganham o Prêmio Nobel

0
© Creative Commons
© Creative Commons

O Prêmio Nobel de Economia de 2026 foi dado aos economistas norte-americanos Robert Hall e Michael Woodford. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (12), pela Real Academia Sueca de Ciências, responsável pela premiação. Os pesquisadores foram reconhecidos pelo trabalho sobre fundamentos microeconômicos para estabilização da economia.

De forma geral, a economia oscila entre momentos de expansão e recessão. Um mecanismo que se tornou padrão para lidar com isso foi elaborado por John Keynes: na baixa econômica, os juros devem ser reduzidos e os gastos aumentados para estimular a atividade. E na alta, faz-se o contrário. Só que desde ainda nos anos 1970, o modelo se mostrou bastante limitado.

O que Robert Hall e Michael Woodford fizeram foi criar novos modelos de estabilização econômica, olhando para a forma como famílias e empresas individuais decidem sobre poupança ou preços de produtos. A partir dessas informações é que governos no mundo todo passaram a tomar decisões para lidar com recessões econômicas.

Os economistas dividirão o prêmio de 12 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 6 milhões.
 

Fonte: Radioagência Nacional – EBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui