O empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), fez uma ameaça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira (2/9). A declaração foi feita em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear o X no Brasil. Musk afirmou que apreenderia ativos do governo brasileiro caso propriedades ilegais de suas empresas, X e SpaceX, não fossem devolvidas.
“A não ser que o governo brasileiro devolva propriedades ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk em sua conta na plataforma. O comentário foi feito em resposta a uma publicação sobre a apreensão de um avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
A ameaça, que não foi detalhada, sugere que Musk poderia alegar em alguma corte americana que seus ativos foram confiscados pelo STF e, em resposta, pediria a apreensão de bens do governo brasileiro nos Estados Unidos.
O print da publicação rapidamente chegou ao Palácio do Planalto, ao Itamaraty e a ministros do STF. A interpretação inicial das autoridades brasileiras é que Musk estaria tentando provocar uma confusão entre uma decisão judicial autônoma da Suprema Corte e o governo federal, que legalmente não tem envolvimento direto na decisão.