A secretária adjunta da Saúde, Dra. Cristhine Maymone, começou a live desta sexta-feira, dia 19, alertando para o grande número de municípios sul-mato-grossenses na faixa vermelha, de alto grau de risco, são 44 de acordo com a avaliação do Programa Prosseguir. Segundo o levantamento, 29 municípios regrediram de bandeira, ficando em situação pior e 11 melhoraram em relação ao cenário anterior.
O secretário de Saúde Geraldo Rezende lamentou os números do boletim epidemiológico de hoje: 200.017 casos confirmados, 1.222 casos novos, média móvel de 1.083,9. Foram registrados mais 36 óbitos por Covid-19. Totalizando 3.775 mortes desde o começo da pandemia. E a média móvel vai a 30,3 mortes por dia. São 417 óbitos só neste mês de março, o mês com mais mortes durante toda a pandemia, destacou o secretário de saúde.
Na Capital, Campo Grande, classificada pelo Programa Prosseguir na bandeira cinza de grau extremo, foram registrados 21 óbitos. Outros quatro são de Dourados. Três de Camapuã. E dois de Naviraí e Sonora. São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Sidrolândia e Ponta Porã registraram um óbito cada.
Outra preocupação do Secretário são os 8.182 casos que aguardam encerramento nos municípios, ele voltou a pedir empenho das secretarias municipais de saúde para conclusão.
Hoje 11.101 infectados estão em tratamento, porém em isolamento domiciliar. Precisaram de internação 968 pessoas. 553 ocupam leitos clínicos e outros 415, que são casos mais graves, já ocupam leitos de UTI.