Campo Grande (MS) – Na data de ontem, ocorreu a solenidade de entrega do XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, premiando boas práticas e ideias inovadoras que tragam a modernidade à gestão pública. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado por intermédio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e da Escolagov.
Caracterizada por seu importante papel na proteção do meio ambiente, por meio da prevenção, repressão e fiscalização, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vê na educação ambiental uma forma de envolver a população na defesa das questões ambientais, com consequente diminuição das infrações e crimes ambientais.
A Expedição de Educação Ambiental, que este ano completou sua 8ª edição, iniciou como uma atividade do BPMA, por meio da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Corumbá/MS, com o intuito de levar Educação Ambiental às comunidades ribeirinhas do Alto Paraguai.
Atualmente o projeto conta com diversos parceiros como a Marinha ao Brasil, IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), ECOA (Ecologia e Ação), IHP (Instituto Homem Pantaneiro), SOS Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Secretaria de Educação do Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, Grupamento de Policiamento Aéreo/PMMS, Projeto Florestinha – BPMA e Chalana Esperança.
A expedição, que ocorreu no mês de outubro, percorreu mais de 700km pelo Rio Paraguai, promovendo educação ambiental e realizando atendimentos sociais, em parceria com os órgãos acima citados, tendo os seguintes números nesta última edição: 04 escolas atendidas, totalizando 170 alunos e 39 professores; 158 famílias ribeirinhas atendidas; confecção de 1.000 (mil) calendários e que foram distribuídos para as escolas atendidas, e órgãos parceiros.

Este ano 207 projetos foram inscritos para concorrer à premiação. A Polícia Militar Ambiental competiu na modalidade Práticas Inovadoras De Sucesso – Eixo Social, ficando em 2º lugar com o Projeto Expedição de Educação Ambiental do Pantanal, idealizado e submetido pelo Major PM Diego da Silva Ferreira Rosa, que iniciou o projeto quando era comandante da PMA de Corumbá. O Major PM Diego foi contemplado com um cheque no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais).





Assessoria de Comunicação do BPMA
Imagens: Silas Ismael
Fonte: Policia Militar MS