Aeronave pousou em aeroporto de Miami nesta quarta-feira (28); viagem ocorreu após o senador descumprir prazo do STF para entregar passaportes à Polícia Federal.
LEIA TAMBÉM: Brasil lamenta acidente de trem na Espanha, em que mais de 60 morreram
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou aos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (28), acompanhado da esposa e das filhas, dois dias após perder a eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aeronave pousou pouco antes das 10h30, no horário de Brasília, no aeroporto executivo de Opa-locka, na região de Miami, na Flórida.
Segundo informações da Agência Brasil, com base em dados de monitoramento de voos e informações das autoridades migratórias argentinas, a viagem incluiu uma passagem por Guayaquil, no Equador, antes do trecho final até os Estados.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Viagem ocorreu após decisão de Alexandre de Moraes
A saída do senador do Brasil ocorreu depois de uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele entregasse seus passaportes à Polícia Federal dentro do prazo estabelecido pela Justiça.
De acordo com informações publicadas pela Reuters, Flávio não cumpriu a determinação. O caso está relacionado a uma investigação sobre suspeita de lavagem de dinheiro, na qual o senador é investigado ao lado do advogado Willer Tomaz. Ambos
Antes da viagem, Flávio havia afirmado, em um vídeo publicado nas redes sociais, que não pretendia deixar o país e que permaneceria no Brasil para organizar a oposição ao governo Lula.
Trajeto passou pela Argentina e pelo Equador
Segundo a Direção Nacional de Migrações da Argentina, Flávio, a esposa e as filhas cruzaram a fronteira argentina na noite de terça-feira (27), pela Ponte Internacional Tancredo Neves, na província de Misiones.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Pouco depois, a família embarcou em uma aeronave particular com destino a Guayaquil, no Equador. De lá, o avião seguiu para o aeroporto de Opa-locka, nos Estados Unidos.
O pouso foi registrado na manhã desta quarta-feira, encerrando o trajeto internacional da família.
Derrota eleitoral e reação política
Flávio Bolsonaro foi derrotado por Lula no segundo turno da eleição presidencial, realizado no domingo (26). Segundo o texto original, a diferença entre os candidatos ultrapassou 4,4 milhões de votos.
A viagem também ocorre após declarações do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, irmão do senador, que havia defendido que Flávio deixasse o Brasil caso perdesse a disputa e passasse a liderar a oposição do exterior.
Até a publicação das informações citadas, Flávio ainda não havia reconhecido publicamente a derrota eleitoral, segundo relatos da imprensa.
Investigação por suspeita de lavagem de dinheiro
A determinação judicial relacionada aos passaportes foi tomada no contexto de uma investigação sobre possível lavagem de dinheiro. O senador e o advogado Willer Tomaz negam as irregularidades investigadas.
O caso pode ter novos desdobramentos a partir do descumprimento da ordem judicial e das informações reunidas pelas autoridades. A apuração segue sob responsabilidade dos órgãos competentes.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL






![Motta quer votar sistema distrital misto e regras para redes sociais ainda neste ano Motta: "Chegou o momento de enfrentar esse tema [voto distrital]” - Foto: Reprodução TV Câmara](https://cdn2.presspack.net.br/news-images/2026/10/4425c9fa-c73f-48c6-88b6-0de2196a7d26.webp)

