Em Goiás, Daniel Vilela, do MDB, foi reeleito para o governo do estado. Ele assumiu a vaga após a renúncia de Ronaldo Caiado para disputar a presidência da república. Seu vice será Luiz do Carmo, do PSD. Com mais de 100% das urnas apuradas, Daniel Vilela teve quase 60% dos votos contra Wilder Morais, do PL, com quase 22%. ![]()
Daniel Vilela tem 42 anos, foi vereador, deputado estadual e federal, e também presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. É filho do ex-governador Maguito Vilela. Vale lembrar que quem também disputava o cargo era Marconi Perillo, do PSDB, que tentava o quinto mandato como governador de Goiás.
Já para o Senado foram eleitos Gustavo Gayer, do PL, e Gracinha Caiado, do União, nas vagas de Jorge Kajuru, do PSB e Vanderlan Cardoso, do PSD, que tentava a reeleição.
Essa é a primeira disputa e vitória de Gracinha Caiado a um cargo eletivo. Ela é esposa do ex-governador Ronaldo Caiado e conquistou cerca de 22% dos votos.
O outro senador eleito, Gustavo Gayer, tem 45 anos, é influenciador digital e um dos maiores representantes da extrema-direita em Goiás. Ele foi eleito deputado federal em 2022 e coleciona polêmicas como acusações de injúria e racismo, quando associou a afrodescendência à inferioridade intelectual. Gayer recebeu pouco mais de 24% dos votos válidos.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC







