Governo de MS lança Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika

0
61

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança nesta quinta-feira (4), a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. Para este ano, estão programadas diversas ações de conscientização como webnários, visitas técnicas a municípios, lançamento da 3ª etapa do sistema e-Visitas, início da nova fase do programa da Wolbachia LDO –liberação de ovos, além do “D” de combate às Arboviroses que acontece no dia 20 de novembro.

Para o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a população não deve se descuidar do Aedes aegypti. “É preciso lembrar que a Dengue e as demais arboviroses têm feito vítimas em nosso Estado, por isso, o lançamento desta campanha. Os cuidados devem continuar e a proposta do ‘Dia D’, assim como as demais ações, como a semana de conscientização das arboviroses de 16 a 20 de novembro, são importantes ferramentas de engajamento de toda a comunidade. Não podemos baixar a guarda para o mosquito”.

Segundo assessor militar na SES e coordenador da campanha, coronel Marcello Fraiha, diversas atividades estão programadas para este ano. “Programamos diversas ações para novembro e para os meses seguintes de enfrentamento às arboviroses. Para o interior, nós já encaminhamos materiais gráficos de conscientização e orientamos que realizem o ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti em seus municípios”.

A diretora-geral em Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, ressalta que diversas reuniões de caráter técnico foram realizadas para o desenvolvimento desta da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. “É importante que estejamos alinhados com todos os setores da sociedade civil e os municípios. A Dengue assim como as demais doenças estão presentes em nosso Estado, por isso, nós precisamos nos manter sempre vigilantes e contar com o apoio de todos nesta campanha”.

A Secretaria de Estado de Saúde possui um Plano de Contingência para Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti aprovado em 2020 pelos municípios e que vale até 2022. A SES também conta com o apoio dos membros do Comitê Estadual das Arbovirores para esta campanha. Há o retorno do site Guerra Contra o Mosquito que reúne diversas informações e material educativo de apoio.

Dengue, Zika e Chikungunya

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Cronograma de ações da Campanha

– 20 de novembro, às 8 horas, acontece o ‘Dia D de mobilização no combate à Dengue, Zika e Chikungunya’.

– 23 de novembro, às 8 horas, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), acontece o evento de 1 ano da produção do Wolbachia, na Biofábrica. O evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), World Mosquito Program (WMP) e da Fiocruz. O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, pretende ampliar o projeto para outros municípios do Estado.

Como parte da programação, no dia 6 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participa às 8 horas, do lançamento do LDO – dispositivo de liberação de ovos no bairro Moreninha. Entra na lista, o Mutirão de limpeza do Parque dos Poderes.

Webnários

A Secretaria de Estado de Saúde realiza ainda quatro webnários. Os interessados podem se inscrever no site do Telessaúde.

– 18 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Fluxo de Epidemia, Lacen e Vetores da Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

– 16 a 19 de novembro – ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’, ministrado pelo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lucio Rosário. O evento será destinado aos 79 secretários municipais de saúde do Estado.

– 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

– 07 de dezembro, às 14h30 – acontece a web aula – ‘Alinhamento dos Fluxos das Arboviroses nos Municípios’, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener e Alexandra.

– Nos meses de novembro e dezembro está programada treinamento com os municípios sobre às arboviroses.