Governo de MS garante mais 43 casas para Aldeia Água Bonita

0
Foto: Edemir Rodrigues

O projeto de autoconstrução que desde 2018 vem mudando a realidade dos indígenas que moram na Aldeia Água Bonita em Campo Grande vai ganhar novas etapas. O Governo do Estado, por meio da Agência de Habitação Popular (Agehab), lançou aviso de licitação para a escolha da empresa que irá acompanhar a construção de mais 43 unidades habitacionais no local.

As mudanças na aldeia urbana começaram em 2018 quando parceria entre Governo do Estado por meio da Agehab com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Social do Trabalho (Funsat), entrou na comunidade levando qualificação profissional na área da construção civil e disponibilizou material para que os moradores iniciassem a construção das casas.

Além da construção e entrega de 80 moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) criado pelo Governo Federal no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, os indígenas que trabalharam na construção, receberam por mês um salário mínimo, cesta básica e alimentação. Inovador, o projeto recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2020 na categoria Relevância Social e Urbana no ano passado.

Desde que o projeto foi iniciado, as transformações também ocorrem por meio de ações de cidadania. Orientações para os jovens sobre o mercado de trabalho, exames e aferição de pressão arterial, atendimentos do Procon e Defensoria Pública, além de espaço da beleza, para promover a autoestima das mulheres, já foram realizados na Água Bonita.

A presença da assistência social da Agehab na aldeia também inclui cursos voltados ao asseio e conservação das casas, geração de renda, artesanato em pano de prato, confecção de tapetes, bombons caseiros, sabão caseiro, salgados, entre outros.

O aviso de lançamento de licitação está disponível na edição n° 10.498 do Diário Oficial do Estado.

Deixe uma resposta