Incêndio no Pantanal é controlado e equipes são desmobilizadas

0

Os focos de incêndio no Pantanal Sul-mato-grossense foram controlados e a força-tarefa criada pelo Estado está em processo de desmobilização nesta sexta-feira (8.11). Foram 23 dias de combate intenso ao incêndio que destruiu 173,2 mil hectares. Trabalho que exigiu o empenho de cerca de 300 pessoas das unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários das fazendas.

 

Para o combate aos focos foram empregados ainda duas aeronaves de combate a incêndios florestais Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cada uma com capacidade de transporte de 3 mil litros de água, e duas aeronaves do ICMBIO com tanques para carregar 1.500 litros de água cada.

 

Além do trabalho das equipes, as chuvas ajudaram a controlar a queimada. Não há mais nenhum foco, segundo as imagens de satélite. Segundo a Sala de Situação Integrada, que coordenou os trabalhos de combate às queimadas no Pantanal, as condições climáticas ajudaram a apagar os focos de incêndio. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), choveu nos últimos dias e com isso a umidade do ar, que na semana passada chegou ficou entre 25% a 30% a variação agora está entre 35% a 95%. Há previsão de chuva neste fim de semana em pontos isolados no Estado.

 

A informação é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli. Segundo ele, a decisão de desmobilizar a equipe levou em conta a previsão de mais chuvas para a região.

 

“Com a previsão de chuva para os próximos dias, os incêndios controlados e o risco mínimo de fogo, as equipes entraram em processo de desmobilização”, explicou.

 

 

 

 

 

Fotos: Defesa Civil

Deixe uma resposta