A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) está liderando o caminho da inovação no ambiente regulatório ao adotar os princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em suas ações. Esta iniciativa reflete a crescente conscientização global sobre questões sustentáveis e a responsabilidade social corporativa.
Os princípios ESG têm sido amplamente adotados no setor privado, mas seu uso no setor público, especialmente na regulação de serviços públicos, é uma tendência em crescimento. Esta abordagem abraça a ideia de que as questões ambientais, sociais e de governança desempenham um papel crítico no sucesso e na sustentabilidade de qualquer organização, seja ela pública ou privada.
Os pilares ESG, a modernização na condução das ações dentro e fora da agência na construção de um novo ambiente regulatório, foi apresentado pela diretora de inovação da Agência, Rejane Monteiro, em reunião com a diretoria executiva.
“A aplicação dos princípios ESG na regulação de serviços é um desenvolvimento contínuo que reflete a crescente importância das questões ambientais, sociais e de governança na sociedade e nos negócios. À medida que essas preocupações se tornam mais prementes, é esperado que haja um aumento na regulamentação e na adoção de práticas sustentáveis em diversos setores de serviços”, Rejane.
A Agems já deu passos significativos na implementação dos pilares ESG em suas ações. Algumas das ações já executadas incluem:
Projeto na Área Ambiental: Compromisso com a preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis em suas operações, tais como o plantio de mudas na cidade, projetos de educação ambiental nas escolas.
Política de Valorização do Servidor: Reconhecimento da importância dos servidores e investimento em seu desenvolvimento profissional e pessoal, contratação de estagiários e trainee, capacitrômetro, curso de especialização em regulação pública em apoio com a Escolagov.
Decisões em Conjunto: Tomada de decisões colegiadas pela Diretoria Executiva, promovendo a transparência e a participação.
Política Anticorrupção: Compromisso com altos padrões éticos e integridade em todas as operações.
Sistematização de Processos: Introdução do CITI, um sistema para a gestão de processos, visando a eficiência e transparência.
Programa de Eficiência Energética: Compromisso com a redução do consumo de água e energia em locais como o Camelódromo, Mercadão e o projeto “Agems Perto de Você”, com a equipe da Ouvidoria que está nas ruas ouvindo o cidadão e as necessidades diante dos serviços regulados.
“À medida que a agência continua a desenvolver suas metas e estratégias ESG, ela demonstra seu compromisso com um futuro mais sustentável e responsável, criando um ambiente regulatório que promove o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente”, destacou o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS