Internet de alta velocidade transforma experiência de passageiros nos ônibus intermunicipais de MS

0
Internet de alta velocidade transforma experiência de passageiros nos ônibus intermunicipais de MS

Com tecnologia Starlink, operadora regulada pela AGEMS garante conexão estável, conforto e segurança durante toda a viagem

Conectividade e conforto digital agora fazem parte da rotina de quem percorre de ônibus as estradas de Mato Grosso do Sul. Passageiros de linhas intermunicipais reguladas pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) relatam experiências positivas com o novo sistema de internet via satélite Starlink, instalado pela empresa Viatur em toda a frota que opera linhas intermunicipais no Estado.

A tecnologia, desenvolvida pela SpaceX, oferece sinal de alta velocidade por meio de uma rede de satélites de baixa órbita, o que permite conexão contínua mesmo em áreas remotas. A Viatur é a primeira empresa do Estado a implantar o serviço, com 23 veículos equipados — todos fiscalizados e rastreados pela AGEMS.

João Vittor Nascimento, de Dourados – conexão estável permitiu contato permanente com a família

Para o comerciário João Vittor Nascimento, de Dourados, a novidade fez diferença durante uma viagem até a Capital, a caminho de Aquidauana, para tratar de questões familiares.

“Utilizei bastante durante todo o trajeto, não caiu em nenhum momento. Mantive contato com minha família o tempo todo”, conta. “A gente que é jovem sabe de muita coisa, mas eu admito que não sabia dessa novidade de ter internet por satélite no ônibus”.

Ganho de tempo e produtividade

Wesley Guimarães – Qualidade da Internet para trabalhar a bordo fez a diferença na escolha da transportadora.

O sistema também trouxe mais praticidade para quem trabalha conectado. Wesley Cesar Guimarães, de São José do Rio Preto (SP), gestor de tráfego e publicidade digital, viaja mensalmente até Ponta Porã. Desde que descobriu a disponibilidade do novo serviço, ele passou a dividir a viagem em dois trechos: vem até Campo Grande em ônibus interestadual, e depois embarca na linha intermunicipal para o restante do trajeto.

“A qualidade da internet é excelente. Consigo usar o Teams [plataforma de trabalho on line em equipe], trabalhar do notebook e do celular, sem interrupção”, elogia. “Hoje priorizo pegar essa empresa justamente por oferecer essa conectividade — é algo essencial para quem trabalha em trânsito, além das outras comodidades do ônibus”.

Diversão e tranquilidade

Flávia e Bernardo – Acesso a vídeos em streaming para distração nas seis horas de estrada

Já para a cabeleireira Flávia Rodrigues, que viajava com o filho Bernardo, de cinco anos, a rede a bordo é sinônimo de tranquilidade. Moradora de Ponta Porã, ela embarcava de retorno para casa no trajeto de seis horas quando percebeu pela primeira vez o anúncio sobre a disponibilidade da rede.

“Vi o anúncio da Starlink na lateral do ônibus e fiquei curiosa. Me conectei pelo QR Code e deu certo, funcionou muito bem. Para uma viagem longa, ajuda muito — meu filho pode assistir a vídeos, e eu fico mais relaxada. Ajuda a segurar a ansiedade da viagem”, comentou.

A passageira Sônia Maria Batista destaca o aspecto da segurança. “Hoje é essencial. Viajo sozinha, e minha família acompanha meu deslocamento em tempo real. Isso traz tranquilidade para todos”.

Trajeto conectado

Entre os jovens, o serviço também se tornou diferencial na escolha da empresa. Sarah Cristine de Melo Moretto, estudante de medicina em Pedro Juan Caballero, acredita que a qualidade da internet é decisiva. As viagens eventuais entre Capital e a cidade fronteiriça de Ponta Porã são sempre conectadas e permanentemente on line.

“Uso para ouvir música, conversar com minha mãe e acessar as redes sociais. Faz muita diferença, porque em vários trechos o celular não teria sinal de dados móveis. A internet a bordo é rápida e estável”.

Sarah Moretto na faculdade, em Pedro Juan Caballero – Redes sociais, música e longas conversas com a mãe são a companhia quando viaja entre Ponta Porã e Campo Grande

Qualidade técnica

O gerente operacional da Viatur, Ricardo Valério, explica que o sistema instalado é o Starlink Mini, versão compacta e robusta desenvolvida para aplicações em movimento. “Tem velocidades de download superiores a 100 Mbps e tempo de resposta rápido, ideais para streaming, chamadas de vídeo e navegação”, detalha.

Isso significa garantia de transmissão contínua de vídeo e áudio em plataformas como Netflix ou Spotify, sem precisar baixar o conteúdo no celular, com o recebimento de dados em tempo real.

Suporta até 128 dispositivos conectados simultaneamente e possui uma porta Ethernet para conexões cabeadas – entrada para conectar um cabo de rede diretamente a um computador ou outro aparelho, garantindo internet ainda mais rápida e estável do que o Wi-Fi.

Ricardo Valério, da Viatur, em conversa com passageiros na rodoviária de Campo Grande

A área de cobertura do sinal de Wi-Fi do roteador integrado é de até 112 m², o que significa que no veículo pode ser captado de forma eficiente por todos os aparelhos.

MS avança

A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, ressalta que a AGEMS tem acompanhado de perto esse avanço como parte do processo de modernização do transporte intermunicipal.

Presidente Carlos Alberto e diretora Caroline em visita a garagem da Viatur

“A inovação tecnológica é bem-vinda quando resulta em mais qualidade e conforto para o passageiro. Nosso papel é garantir que o serviço avance com segurança, acessibilidade e transparência”.

O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, reforça que o Estado vem se consolidando como referência em transporte moderno e conectado. E especialmente nesse momento em que está sendo construído o Plano Diretor de Transporte de Passageiros, a inovação e o uso de ferramentas modernas se tornam imprescindíveis.

“Esse é o Mato Grosso do Sul que queremos — digital, eficiente e voltado para o cidadão. O investimento dessa operadora, sob a regulação da AGEMS, mostra que a inovação pode caminhar junto com o compromisso com o bem-estar das pessoas”.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui