Juventude Católica é homenageada na Câmara com a Medalha Legislativa São Carlo Acutis

0
Juventude Católica é homenageada na Câmara com a Medalha Legislativa São Carlo Acutis

Pessoas que se destacarem pela dedicação ou contribuição à Juventude Católica forma homenageadas na Câmara Municipal de Campo Grande, com a “Medalha Legislativa São Carlo Acutis”. As honrarias foram entregues na noite de segunda-feira, dia 10. Na solenidade, foi ressaltado o exemplo e legado de Carlo Acutis, que usava as redes sociais para conectar pessoas a Jesus, propagando a fé e a Evangelização.

A solenidade foi proposta pelo vereador André Salineiro, sendo instituída pela Resolução 1.425/25, com alterações pela Resolução 1.430/25. Conforme a proposta, “o reconhecimento do protagonismo juvenil na Igreja merece ser enfatizado, pois, ao homenagear jovens que servem com dedicação em suas comunidades, seja em pastorais, movimentos, iniciativas sociais ou evangelização a medalha valoriza e fortalece o papel ativo da juventude na missão da Igreja”.

A alteração na Resolução possibilitou que a homenagem poderá, excepcionalmente, ser concedida a pessoas que, embora não se enquadrem na condição de jovens, tenham se destacado por sua dedicação, incentivo ou relevante contribuição às causas da juventude e à formação cristã de jovens no âmbito da Igreja Católica.

Na solenidade, Salineiro parabenizou os homenageados que estão recebendo pela primeira vez essa Medalha, por serem espelho para a comunidade, além dos familiares que os auxiliam nas missões. Ele ressaltou que Carlo Acutis não era sacerdote ou missionário que atravessou grandes oceanos. “Carlo Acutis era um jovem comum que adorava vídeo game, informática, pizza, mas acima de tudo adorava Jesus. Isso é o mais extraordinário: transformar o comum em sagrado. Ao invés de usar a internet para se perder, ele a utilizou para conectar pessoas a Jesus”, disse.

Ele ressaltou que a frase dita por Acutis que “a Eucaristia é minha estrada para o céu”, como algo que resume tudo. “O encontro com Jesus na Comunhão era o mais importante, mais que qualquer curtida, que qualquer conquista. Que esse exemplo desperte em nós a vontade de viver nossa fé com alegria, entusiasmo e autenticidade”, destacou o vereador proponente da solenidade.

Matheus Lins Vianna, jovem que recebeu o milagre atribuído a Carlo Acutis, esteve presente na solenidade. Sua vó, Solange Maria do Padro Lins Viana, falou da emoção com a solenidade. “É muito grande a emoção, mas ainda maior foi aquela que senti no dia que soube que meu neto ia continuar vivo graças à interseção do Santo Carlo Acuti. Acreditem, que através da fé que você tem no seu coração, você pede com fé que Carlo Acutis atende. Ele pede a Nosso Senhor, que estende a mão a nós”.

Em nome dos homenageados, Márcio Rodrigo Lima de Oliveira ressaltou que a Medalha é um símbolo que recorda valores cristãos, que inspiram nossa sociedade: a fé viva, caridade concreta, humildade e esperança. “Carlo Acutis é um exemplo de que a Santidade é possível em qualquer tempo, um jovem comum que encontrou na Eucaristia sua estrada para o céu e nas ferramentas da modernidade, como a internet, um meio de evangelizar”, disse. Ele citou que a Medalha reconhece o amor de Deus e ao próximo, transformando a fé em serviço e o serviço em caminho de santidade.

Liniker Mateus, pároco da Paróquia Santo Afonso, recordou que em 2018 a Igreja fez a opção em considerar o trabalho juvenil como prioridade pastoral histórica. “De lá para cá, temos visto a força da juventude, que quando acompanhada, cuidada e zelada se evidencia. Cada um dos homenageados tem um pouco disso”, ressaltou, lembrando da presença de muitos jovens da nossa comunidade e também pessoas que acompanham a juventude, como líderes e sacerdotes. Ele acrescentou ainda o legado de Acutis e a frase dita por ele: “todos nascem originais, muitos morrem fotocópia”, salientando a missão de que os jovens sejam originais. “Os jovens não são o futuro da igreja de Campo Grande, eles são presente”, resumiu.

Para o Padre Orozimbo de Paula Junior, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o exemplo de Carlo Acustis demonstra que a santidade é possível a todos. “Os jovens de hoje são chamados à Santidade. Mesmo num tempo de tanta interação, a Comunhão com Deus continua valendo e transformando vidas”, disse. Ele lembrou que Carlo Acutis soube fazer bom uso da tecnologia e das redes sociais, transformando-as em instrumento de evangelização. “Com sua vida simples, ensinou que é possível escolher o bem, viver com alegria e colocar Jesus no Centro de tudo”.

A noite histórica de homenagens foi salientada pelo padre Marcelo Tenório, Pároco da Paróquia São Sebastião e reitor do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis. “A Câmara ao conceder essa Medalha a esses homenageados, está homenageando também o próprio Carlo Acutis. Ele escolheu estar conosco nessa cidade, que se torna uma cidade histórica”, salientou, recordando o milagre que aconteceu numa igreja simples de Campo Grande, no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. “Ela coloca esse milagre nas mãos de Carlo Acutis”.

Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, ressaltou que “a igreja só vai ser jovem quando os jovens forem igreja”, falando que a juventude já ajuda a evangelizar toda a sociedade. “O caso de Carlo Acutis se encontra nessa realidade, pois até adultos se identificam mais com ele”. Ele acrescentou que os jovens são o hoje da Igreja.

Também homenageado, Marcelo Ferreira Miranda, secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, citou que a importância da lei que institui a Medalha e valoriza a comunidade católica. “Sou grato a tudo que a igreja contribuiu na minha vida”, afirmou. Ele acrescentou ainda o papel de ações como a solenidade, “que valorizam pessoas de bem, que respondem ao chamado de amar e servir”.

Homenagem – Carlo Acutis foi um jovem italiano nascido em 1991, conhecido por sua profunda fé católica e por usar a internet para evangelizar. Ele faleceu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia. foi em Campo Grande que aconteceu a cura que o levou à beatificação. O protagonista da cura milagrosa é Matheus Lins Vianna, hoje com 15 anos. Diagnosticado na infância com uma grave condição no pâncreas (pâncreas anular), Matheus não conseguia se alimentar e apresentava vômitos constantes. Contudo, após intensas orações da família e um toque espontâneo em uma relíquia de Carlo Acutis durante uma celebração, o menino foi curado de forma inexplicável, como atestado por exames médicos posteriores. Carlo Acutis foi beatificado em 2020 e canonizado pelo Papa Leão XIV em 7 de setembro de 2025, tornando-se o primeiro santo da geração “millennial”.

Confira abaixo a relação de homenageados: 

ANA PORTELA – FABIO PEREIRA DO VALE MACHADO
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – BRUNA APARECIDA ARAÚJO CAMPOS e ANDRÉ APARECIDO ARAÚJO CAMPOS
DR. LÍVIO – LIDIANE FREMIOT DE OLIVEIRA, LUCIANE FREMIOT DE OLIVEIRA CARDOSO e NAYARA BERG BARBOSA
DR. VICTOR ROCHA – JULIA DE ALMEIDA KELM e GUSTAVO GOULART DIAS
EPAMINONDAS NETO, PAPY – SOFIA LEITE MIGLIOLI, GUSTAVO PAES DE ANDRADE SABINO e ISADORA GOUVEIA LARA BUENO
FÁBIO ROCHA – MARIA CLARA PERES BATISTA e ARTHUR ARAÚJO TESOLIN
FLÁVIO CABO ALMI – MARCUS VINICIUS SAUCEDO PEREZ
HERCULANO BORGES – JANAINA SANTOS RIBEIRO, MARIANA MARCILIANO BISPO e MARCELO FERREIRA MIRANDA
JEAN FERREIRA – EDUARDA VICTORIA BEZERRA DE SOUZA e DIEGO VINICIUS DE OLIVEIRA BORGES
JUNIOR CORINGA – JAINARA NASCIMENTO BARBOSA SANTOS e ANA LUIZA DA CRUZ PEREIRA
LANDMARK – MARIA CLARA RODRIGUES VARELA e GIOVANA MORTARI VILELA OLIVEIRA
LUIZA RIBEIRO – GEFERSON GIMENES GUTIERRES e LUCAS PIRES DE MACEDO
MAICON NOGUEIRA – JOÃO RICARDO VILANOVA PEREIRA e HENRIQUE GUIMARÃES ALVES FERREIRA
MARQUINHOS TRAD – HEITOR COSTA AJALA e GABRIEL ORTIZ ROSSETTO
PROF. JUARI – BRUNO OCTÁVIO ALMEIDA DE OLIVEIRA FRANÇA e KETHLYN MANUELA DA SILVA SOUZA
PROF. RIVERTON – DIEGO BITTENCOURT PÉCORA e EDUARDO DA SILVA NUNES
RAFAEL TAVARES – ISABELA ESCOBAR DINALLO e JOÃO VITOR MORAES DE ANDRADE
RONILÇO GUERREIRO – EDUARDO LUIZ OLIVEIRA REDÓ e RAFAEL GUSTAVO SANTOS SOUZA LOPES
ANDRÉ SALINEIRO – THIAGO DE FREITAS SANTOS, LINNIKER MATHEUS MAGALHÃES DOS SANTOS, HENRIQUE DEMENEGHI NEGRI, AMANDA POSSARI DE ANDRADE, MATHEUS HENRIQUE RODRIGUES MEDEIROS, BRUNO SANTOS DA SILVA, CAROLINA MENEZES LIMA, GUSTAVO ALVES DA CRUZ, ANA BEATRIZ COSTA MAYER, THIAGO LINO DE ALMEIDA, GIOVANE NUNES COSTA, VICTOR ALEXANDRE DOS ANJOS, EDUARDO PEIXOTO FERENCZ, DANIEL VENTURA DAMACENO, ÍTALO LOPES VOGADO, JULIA LEITE WAISMANN FRANTZ, MARCIO RODRIGO LIMA DE OLIVEIRA, WENDELL PESSOA OVANDO, AMAURY HALAN COURY, MARCELO TENORIO DE ALMEIDA, OROZIMBO DE PAULA JUNIOR, FABRICIO DE OLIVEIRA SELLES, LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA e MATHEUS LINS VIANNA.

Fotos: Jeozadaque Garcia
Confira aqui as fotos da Sessão Solene 

Milena Crestani 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

Fonte: camara.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui