Live Respiro Campão: Beca Rodrigues e a arte como oxigênio

0

Com os pulmões inspirando amor e expirando arte, a Live ‘Respiro Campão’ acontece no próximo domingo (16) às 19h30 no horário do MS. Com esse projeto, a cantora e compositora de MPB, Beca Rodrigues (21), busca criar um espaço para a apreciação e degustação da música campo-grandense. 

Nascida na capital paulista e carioca de coração, Beca cresceu nutrindo paixão pela arte. Conta que seus brinquedos de infância favoritos eram instrumentos de plástico e que passava horas fazendo ‘show’ para as plantas de sua casa. Beca desde cedo teve plateia.

A artista relata ao Manchete Popular que acredita que “a arte modifica o ser, cura a alma, transforma os sentimentos” e é seu oxigênio.

Foto de lançamento do single “MEU EU” autoral, na Brava em 14/11/2019.

Para ela, a Música Popular Brasileira (MPB) é uma mistura dos sons que compõem o país. Beca canta MPB para expressar a vida, pois é um estilo que “fala por si só dos costumes, cultura, peculiaridades e ritmos brasileiros. Estilo que me acolhe em suas asas”.

Beca Rodrigues têm duas músicas autorais ‘Aleatórios’ e ‘Meu Eu’ lançadas no Spotify. Além disso, em seu canal do YouTube é possível encontrar ‘Desejo’, também autoral, e diversos covers de músicas como ‘Triste, Louca ou Má’ da banda Francisco, el Hombre e ‘Deus é do gueto’ de Marina Peralta.

 

Respiro Campão

Nessa Live, Beca tem o propósito de cantar músicas autorais de artistas locais. Essa atitude representa sua ânsia pela valorização desses talentos, para que suas vozes sejam de fato ouvidas e impactem àqueles que as escutam. Ela espera que a Live volte a atenção ao artista regional e que motive as pessoas a acompanharem esses trabalhos e não apenas “entrar no instagram e seguir, também é uma forma de ajudar, mas apoiar os artistas regionais, porque o ídolo da maioria das pessoas era um artista regional”, como ela expõe.

Show do Reviva Cultura na rua 14 de julho, apresentação do DUO VOZ, composto por Beca e Franke.

A cantora também vai usar esse espaço para anunciar seu novo projeto ‘Em Lar’. Conta que sua expectativa é que “as pessoas entendam o que é o estado do lar, o que é o seu lar, se identificar, se encontrar ou se achar”. 

É possível contribuir financeiramente para esse e outros projetos acontecerem. A doação pode ser feita através do PicPay becarodriguesofc durante a Live ou em qualquer momento.

Visando sair do mundo entre quatro paredes da quarentena, Beca pretende fazer uma Live dinâmica e interativa, querendo se aproximar ao máximo do estilo dos shows. Interligando sua voz à outras, dentre as músicas que ela vai cantar, estão algumas de autoria dos cantores Franke, Lau Castro e Guilé. 

 

Apresentação de Beca, à esquerda, e a cantora Lau, à direita no Folk na Rua, que acontecia na rua 14 de Julho.

As Vozes

O cantor Franke (25), que forma o Duo Voz com Beca, acredita na potência e na importância desse intercâmbio. “Nossa classe está sendo muito afetada com a atual realidade. Para nós, artistas independentes, é importante manter uma comunicação com o público e com outros artistas”. Além disso, ele se sente, não só feliz por poder colaborar com essa iniciativa, mas também “muito bem estando numa cidade de artistas lindos”.

Para a artista Lau Castro (21), a apreciação do seu trabalho por pessoas do mesmo nicho musical é muito mais significativo do se fossem de fora dele. “Quando rola essa interação entre artistas do mesmo nicho, que abraçam o mesmo desejo pela música, é mais bonito ainda do que qualquer outra pessoa fazer um cover e cantar as suas músicas”, comenta.

Na visão de Guilé (28), todos os eventos que possuem o objetivo de enaltecer a arte regional e que celebrem a descentralização da cultura são de extrema importância. “Eu me sinto muito feliz com esse evento e com todas as oportunidades de valorização dos artistas locais, porque eu também sou um artista local, eu sei a importância que a arte tem para mim e quero que as pessoas também se sintam tocados por ela”. 

Apresentação de Beca, sentada ao violão, e Guilé, em pé ao seu lado, no projeto IN CASA de Renatto Jackson.

Informações Live

Amanhã (16/8) Beca Rodrigues estará ao vivo através de sua plataforma no Instagram às 19:30 no horário local de Campo Grande.

 

 

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui