Após revelação de reunião com Daniel Vorcaro, do Banco Master, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, disse que essa foi a única vez que esteve com o banqueiro e o encontro foi para tratar de precatórios. O gabinete do magistrado distribuiu uma nota, nesta quarta-feira (2), após uma reportagem do portal ICL.![]()
A matéria foi publicada um dia depois de o ministro tirar o sigilo do relatório da Polícia Federal sobre os contatos entre o banqueiro e o ministro Alexandre de Moraes.
Mendonça, que é relator das investigações do caso Master, afirma que o encontro ocorreu por iniciativa de Vorcaro, em março de 2025, e que ele se limitou a ouvir o banqueiro. No mesmo mês, recebeu também o seu advogado.
Segundo o ministro, em todas as ocasiões, o assunto foi um julgamento no STF sobre créditos de precatórios de interesse do Banco. Precatório é uma dívida que o poder público tem que pagar após determinação judicial.
Mendonça afirmou ainda que Vorcaro buscou interlocução semelhante com outros integrantes do Supremo para tratar do mesmo assunto.
Por fim, o ministro afirmou que a posição dele foi contrária aos interesses do dono do banco Master no julgamento. Ele disse ainda que não iria comentar diálogos de terceiros.
A reportagem do ICL trouxe mensagens e áudios que revelam uma articulação para reunir Vorcaro e Mendonça. Em um dos contatos, o advogado que articulou esse encontro diz ao banqueiro que estava “trabalhando” para ele e que iria levar o ministro a uma alfaiataria. E mandou uma foto junto com Mendonça.
Segundo a reportagem, em outro áudio, o advogado diz que Mendonça queria receber Daniel Vorcaro e que já sabia da situação do Master.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC







