Paciente, que não quis se identificar, garante que um guarda civil metropolitano deu bicudas e tapa na orelha de um morador de rua, que gritava dentro da Unidade Básica de Saúde Edson Quintino Lemes, no Itamaracá, em Campo Grande. O caso ocorreu no fim de tarde de segunda-feira (26).
Ao TopMídiaNews, a denunciante narra que a vítima estava no banco do salão principal da unidade. Ela detalha que ele xingava a todos e não deixava ninguém chegar perto.
”Mas é porque ele tem problema mental e com perna machucada, inchada também”, relembra a mulher. A denunciante detalha que a GCM foi acionada e reclama da maneira que o homem foi colocado para fora.
”… eles já chegaram guinchando, tipo arrastando ele pelo braço e ele gritando de dor”, acrescenta a paciente. Ela diz que viu a vítima tomar um tapa na orelha e levar chute, conhecido como ‘’bicuda’’.
Ainda de acordo com a denúncia, a paciente reconhece que o homem estava alterado, mas que não esboçou reação em momento algum.
A mulher lembra que o Corpo de Bombeiros chegou e deu medicação para o paciente.
”Não acho correto o que eles fizeram… só estava xingando como um doente mental faz… ”, lamentou a denunciante.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga da Silva Assis, alegou que as ações do servidor “não coadunam com princípios estimados e praticados por essa instituição”. Veja a nota:
A Guarda Civil Metropolitana passa por capacitações continuadas, as quais visam justamente ampliar o entendimento e atuação dos servidores desta pasta em ocorrências e em sua conduta, que deve ser sempre ilibada e exemplar. Em vista disso e no intuito de garantir a correta atuação do que rege o regramento da instituição, ainda na manhã de ontem, dia 28/06/2023, foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande a abertura do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), bem como a formação de sua Comissão e o afastamento imediato do servidor em questão de todas as suas funções. Deixamos claro que todos os fatos serão identificados, apurados e após extensa investigação interna, será dado o parecer final da situação, ainda que esse processo não exclua a chance de investigação nas esferas civil e penal.
Fonte: Top Mídia News