Na UCDB, bate-papo sobre direito nuclear promove troca de experiências entre acadêmicos e especialista

0
33

Bate-papo entre acadêmicos e especialista foi promovido no anfiteatro do bloco A

 

“Direito nuclear na contemporaneidade” foi tema de bate-papo promovido pelo curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na última sexta-feira (8), acadêmicos puderam conversar sobre o assunto com a Dra. Patrícia Anache, advogada especialista em direito nuclear pela Universidade de Montpellier (França) e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (Portugal).

 

No auditório do bloco A do campus Tamandaré, a palestrante expôs a questão da energia nuclear e das armas nucleares. Desta forma, discorreu sobre a estrutura inicial e gênese do direito atômico, avançado pelas relações internacionais até a atual gestão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) — organização internacional autônoma, com relações diretas com a Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o uso seguro e pacífico da energia atômica.

 

De acordo com um dos professores responsáveis pela palestra Me. Raphael Sérgio Rios Chaia proporcionar esse diálogo sobre direito nuclear foi de suma importância para os acadêmicos diante da abrangência mundial que o tema envolve, já que muitos países são dependentes da energia nuclear.

 

“O bate-papo foi uma excelente oportunidade para que os alunos pudessem conhecer mais das regulações nacionais e internacionais, além de fazer com muitos acadêmicos se identificassem com a área de atuação. Constatamos que hoje em dia estamos no tempo em que o meio ambiente e a dependência da energia são pontos fortes no dia-a-dia, sendo assim, debater o assunto é fundamental”, declarou Raphael.