O Pantanal venceu a equipe do Dourados pelo placar de 1×0 nesta quarta-feira (28) pela segunda rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026. A partida aconteceu no estádio Douradão, com início às 15:30, e teve como autor do único gol Firmino Coruja.
Essa foi a primeira vitória do Tricolor na competição. Nos dois jogos anteriores, contando com o jogo antecipado da sétima rodada com o Operário, o Pantanal havia sido derrotado em ambas. A pressão era grande para cima da equipe de Glauber Caldas, que se não pontuasse na rodada, ficaria com missão complicada para o resto da competição.
Internamente o objetivo do time continuava sendo o de classificar entre os dois melhores, segundo o auxiliar técnico Adriano Ferreira. Mas logo no aquecimento era visível a tensão do time com a fase ruim.
Os mandantes por sua vez estavam estreando em casa na competição. Na primeira rodada, o time havia empatado com o Ivinhema pelo placar de 1×1 no Saraiva. A torcida se mostrou confiante antes do apito inicial com a atuação do DAC.
Antes do jogo começar as primeiras mudanças notáveis feitas pelos visitantes na escalação foi a não presença de Sotto, nem no banco de reservas, e a entrada de Jean como titular pela primeira vez no campeonato. Nas últimas duas partidas o meia havia ficado na reserva, e entrou apenas contra o Águia. Segundo Glauber Caldas, a ausência de Sotto se deu por escolha tática.
No jogo, as mudanças técnicas do time da capital se mostraram efetivas, quando ainda na primeira etapa Firmino Coruja abriu o placar. A jogada foi feita por Gustavo Corona, que foi derrubado pelo goleiro dentro da área, mas a bola sobrou no camisa 9 que sem goleiro empurrou a bola para o gol.
Corona saiu lesionado no lance, mas a comissão do Pantanal avisou não ter sido nada muito grave com o atleta, apenas uma pancada muito forte no jogo. Gabriel foi quem entrou no lugar dele.
Para o segundo tempo, atrás do placar, Ariel Lanzini, comandante do Dourados, voltou com uma tripla substituição, colocando Flaviano, Jean Santos e Dudu Roberto. Todavia, o time pouco criou efetivamente e abusou dos cruzamentos altos, sem dar grandes perigos para o gol de Rhuan.
Enquanto o DAC sofreu para marcar, o sistema defensivo do Pantanal se sobressaiu em uma grande atuação. Max foi decisivo para a vitória, ajudando a impedir os ataques adversários. Rhuan foi destaque também, realizando grandes defesas. Essa foi a primeira partida sem sofrer gols no ano para o time de Campo Grande, que em 2 jogos havia levado 5 gols.
A vitória foi muito festejada pelo elenco vencedor, que se mostrou aliviado e confiante em busca do objetivo da classificação. Por sua vez, o presidente do DAC Marco Antônio realizou uma cena inusitada, quando chamou o time para o vestiário após a partida, incluindo os jogadores que estavam fazendo trabalhos físicos no campo.
Dentro do estádio ainda, o presidente se mostrou indignado com a atuação abaixo da equipe, e cobrou jogadores e comissão lá mesmo. Na volta, Ariel Lanzini disse à imprensa que estava tudo bem entre ele e a direção do clube, por se tratar de cobranças naturais.
O DAC volta a campo sábado contra o Águia Negra, enquanto o Pantanal recebe o Costa Rica no Jacques da Luz.
Com Arakaki/Esporte MS







