O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública 2024, realizado pelo Consórcio Brasil Central reconheceu três iniciativas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul como as melhores do estado, ocupando os primeiros lugares na categoria “Vencedores por ente consorciado: o impacto das boas práticas”. Essa categoria destaca projetos inovadores que demonstram a originalidade, dedicação e excelência dos servidores públicos da região.
1º Lugar: Expedição de Educação Ambiental no Pantanal
A Expedição de Educação Ambiental está em sua 9ª edição é uma iniciativa do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
O projeto leva educação ambiental às comunidades ribeirinhas do Pantanal, percorrendo mais de 700 km pelo Rio Paraguai. Além disso, promove atendimentos sociais em parceria com diversas instituições, como a ACAIA PANTANAL, IASB, ECOA, IHP, SOS Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Secretaria de Educação do Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, Grupamento de Policiamento Aéreo/PMMS, Projeto Florestinha – BPMA e Chalana Esperança.
Em 2024, a expedição alcançou resultados expressivos, fortalecendo a consciência ambiental e ampliando a assistência social na região. A iniciativa foi inscrita no prêmio pelo Major Diego da Silva Ferreira Rosa (idealizador), a cabo Kennia Bethânia de Moura Oliveira e o capitão PM Valente.
2º Lugar: Programa Mulher Segura Indígena
O Programa Mulher Segura Indígena, implementado pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, é um marco no policiamento humanizado e de proximidade em comunidades indígenas.
Desde 2023, o programa atua nas aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas em Dourados e Itaporã. O objetivo é combater a violência de gênero e promover a segurança das mulheres indígenas.
A iniciativa tem sido amplamente elogiada pela criação de laços de confiança entre as comunidades e as forças policiais, além de oferecer um modelo integrado e eficaz para enfrentamento da violência. O projeto foi inscrito no prêmio pelo Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Samuel Castilho de Aragão, pelo Comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Nelson Vieira Tolotti e pela Coordenadora Estadual do Programa Mulher Segura, 2° tenente Denise Martins Castro Rosa.
3º Lugar: Guardiões da Inocência – Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
Liderado pela Capitã da PM Bruna Carla, o projeto Guardiões da Inocência foi lançado em maio de 2024, no município de Bonito. A iniciativa promove palestras educativas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre prevenção ao abuso sexual infantil.
O projeto já realizou atividades em Bonito, no distrito de Águas do Miranda, no Assentamento Guaicurus e em Bodoquena, abrangendo também localidades da Rota Bioceânica. A abordagem tem alcançado sucesso ao fortalecer a proteção infantil na região.
A premiação
O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública reconhece projetos inovadores e impactantes desenvolvidos por servidores públicos das unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central — Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
A edição de 2024 recebeu 174 inscrições, consolidando-se como a maior desde sua criação em 2019. Além de prêmios em dinheiro e certificados, os vencedores participarão de uma cerimônia oficial prevista para o primeiro trimestre de 2025.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sejusp MS
Fonte: Policia Militar MS