Polícia Civil de MS identifica páginas fakes no Facebook e faz alerta

0

Perfis falsos das Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande (Depac) de Campo Grande foram identificados pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul que emitiu alerta afim de evitar golpes. 

Em nota, a instituição esclarece que as respectivas delegacias não possuem perfis em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, etc), considerando a natureza das atividades desenvolvidas, “as quais já são divulgadas diuturnamente e imediatamente por todos os setores da imprensa do Estado, através da internet, rádio e televisão”.

A Polícia Civil informa ainda que trabalha para identificar criadores das páginas e solicitou, junto ao Facebook, a suspensão com base no artigo art. 21 da Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet).

Criação de perfis PCMS

Recentemente a Polícia Civil publicou uma portaria que regulamenta a utilização de perfis em redes sociais. A portaria considera a necessidade de padronização do uso da imagem da instituição na criação de mídias sociais, a necessidade de padronização de divulgação de matérias informativas, a necessidade de legitimidade e credibilidade da atuação da Polícia Civil.

A publicação trata, entre outros, sobre a permissão de criação e manutenção de perfil em redes sociais desde que respeitadas alguns parâmetros, como: registro de contas junto à Assecom – Assessoria de Comunicação; Relação única e exclusiva com as atividades desenvolvidas pela Delegacia ou grupo policial sendo vedado a divulgação de assuntos administrativos ou internos, a divulgação de perfis pessoais, de propaganda comercial, de interação político-partidárias (…) e em desacordo com os princípios defendidos pela Polícia Civil.

Deixe uma resposta