Rede Jovem: Cruz Vermelha vai à Escola

0

Na última quarta-feira (14/08) aconteceu o segundo encontro da Rede Jovem na Seleta, o tema abordado foi o Crescimento e Desenvolvimento Humano. A Rede Jovem é um programa socioeducacional da Cruz Vermelha Brasileira do Mato Grosso do Sul, que tem o objetivo principal levar o conhecimento a respeito dos Direitos Humanos, projetos sociais, Saúde e Prevenção aos jovens e adolescentes de escolas públicas, além de valorizar o protagonismo juvenil, colocando os jovens em contato direto com temas atuais da sociedade.

“A rede jovem surge a partir da necessidade de abordar temas transversais em escolas, os temas que os professores não conseguem abordar, devido ao tempo e por terem que trabalhar assuntos que caem em vestibulares. A gente trabalha sempre de forma dinâmica, por meio de oficinas, tentando ao máximo não trabalhar tanto com slide, tudo isso pois queremos ser protagonistas do conhecimento de uma forma interativa”, afirma Nataly Serejo, coordenadora da juventude da Cruz Vermelha Brasileira do MS.

O temas abordados são: crescimento e desenvolvimento humano, adolescência, diversidades humanas, protagonismo juvenil, inteligência emocional, violência: bullying, saúde mental, prevenção ao suicídio, saúde sexual e reprodutiva- IST, distúrbios alimentares, meio ambiente e sociedade, uso abusivo de substâncias, pertencimento e territorialidade, cultura de paz, orientação profissional, consequência jurídica e voluntariado.

As ações desse projeto são direcionadas a adolescentes (de 12 a 15 anos) da rede pública de ensino e de projetos sociais, que podem se encontrar em situação de risco ou vulnerabilidade social. Os grupos de trabalho serão formados por, no máximo, 32 alunos, com um encontro semanal para cada turma. Sempre contando com voluntariados da CVBMS (Cruz Vermelha Brasileira do Mato Grosso do Sul), que aplicarão os temas a partir de uma dinâmica composta por três etapas: apresentação e engajamento, formação participativa e reflexão e multiplicação do conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui