Um ataque da Rússia no leste da Ucrânia matou pelo menos 33 pessoas. Outras 18 pessoas ficaram feridas em um dos maiores bombardeios realizados contra os ucranianos este ano.![]()
De acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, os bombardeios ocorreram em uma rua movimentada da cidade de Kramatorsk. Dois ônibus municipais circulavam pelo local no momento do impacto.
O governo russo não comentou sobre o ataque. A Rússia nega atacar civis. Entretanto, vem bombardeando regularmente áreas urbanas, vilarejos e outros alvos durante a invasão iniciada em fevereiro de 2022.
Estudantes na França
A tensão na França aumentou com os protestos dos estudantes que pedem mais investimento para a educação.
Uma praça no centro de Paris se tornou um campo de batalha quando manifestantes e policiais se confrontaram. As autoridades usaram gás lacrimogêneo e canhões de água, causando ainda mais revolta.
O movimento dos alunos em prol de melhores condições nas salas de aula entra na terceira semana. Até agora, mais de 6 mil pessoas foram detidas. O ministro da Educação da França disse que três mil professores vão suprir as lacunas nas escolas após os protestos.
Reserva de mercado
O governo dos Estados Unidos suspendeu um programa de concessão de visto adotado por grandes empresas de TI, que permitem trabalhadores estrangeiros qualificados obterem residência permanente. A Microsoft e a Adobe estão entre as companhias atingidas.
A decisão foi anunciada pelo vice-presidente, JD Vance. De acordo com ele, o objetivo é valorizar os empregados americanos e evitar fraudes.
Ousadia literária
A poeta e escritora canadense Anne Carson ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
De acordo com a Academia Sueca, a premiação reconhece a obra ousada e inventiva da artista, que, em diálogo lúdico com a tradição clássica, criou novas formas para a literatura contemporânea.
Dentre as obras de Anne estão O Método Albertine, Autobiografia do Vermelho e A Beleza do Marido, todos disponíveis em português.
* Com informações da agência Reuters
Fonte: Radioagência Nacional – EBC







