#saúde: MS terá maior oferta de serviço de radioterapia do Brasil

0

Durante a assinatura de ordem de serviço para a construção de um bunker no Hospital Universitário (HU) Maria Aparecida Pedrossian, nesta sexta-feira (14), o governador Reinaldo Azambuja destacou que Mato Grosso do Sul, além de se tornar autossuficiente, terá a maior oferta do Brasil de serviço de radioterapia em relação ao número de habitantes.

“Nós já tivemos a entrega do acelerador linear no Hospital do Câncer, e o Ministério da Saúde autorizou o Hospital Regional, que está em construção o bunker, e hoje assina ordem de serviço aqui para o HU. Para você ter uma ideia, Mato Grosso do Sul, quando forem entregues todos esses equipamentos, vai ser o Estado com maior oferta desses serviços de todos os estados brasileiros. É um ganho para a população”, afirmou.
Bunker será construído na parte externa do Hospital Universitário.

O bunker da radioterapia funciona como uma caixa com paredes de alta densidade para conter a radiação do acelerador linear usado no tratamento oncológico. No caso do bunker do HU, a construção terá 210 m². As paredes serão de 1,8 metro de espessura e 4,5 metros de altura. O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões.

A obra terá início nesta segunda-feira (17.12) com prazo de sete meses de duração. De acordo com o superintendente do Hospital, Claudio Silva, a instalação do aparelho terá duração de mais três meses e, depois de tudo isso, passará a contar um prazo de 60 dias de credenciamento. A previsão é de que o novo aparelho comece a operar em janeiro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui